PMS hoteleiro

O que é um PMS e para que serve? Sistema de Gestão de Propriedades para hotéis

Descubra as funções e vantagens de um PMS de hotel e a sua integração com o software da Omnitec

12/03/2024
O que é um PMS e para que serve? Sistema de Gestão de Propriedades para hotéis

Já se passaram quatro anos desde que uma pandemia varreu o mundo e se tornou um verdadeiro ponto de inflexão para todos, especialmente para a indústria hoteleira. Aos proprietários dos hotéis não restou alternativa senão se adaptar e, como você saberá, a tecnologia tem sido fundamental nesse processo.

Nesse sentido, e graças aos avanços tecnológicos, o sistema de gestão de propriedades ou PMS que qualquer hotel possui tem desempenhado um papel cada vez mais relevante.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é um PMS hoteleiro e quais vantagens pode trazer para as operações diárias e a gestão de seu hotel.

O que é um PMS ou software de gestão hoteleira

Então, o que é um PMS? Um Sistema de Gestão de Propriedades (Property Management System, em inglês) é um software essencial na indústria hoteleira, projetado para centralizar e otimizar todas as operações relacionadas à gestão de um hotel ou acomodação turística.

Basicamente, o PMS foi criado para substituir todos os processos que exigiam muito tempo e papel. Mas hoje se transformou em muito mais: é uma ferramenta integral que não só abrange as operações diárias da recepção, mas também conecta e coordena os diferentes departamentos do hotel para garantir a cada hóspede uma experiência excepcional.

Tipos de sistema PMS de hotel

Agora, devido aos avanços tecnológicos, os hotéis podem conectar seu PMS a uma infinidade de aplicativos diferentes, como um software de gestão de tarifas, um motor de reservas ou até mesmo seu sistema de cobrança de cartão de crédito.

Atualmente, também graças à tecnologia, os proprietários de hotéis podem escolher entre dois tipos diferentes de software PMS:

  1. Sistemas baseados na Nuvem ou Cloud-Based. São instalados e executados a partir de um servidor local localizado nas próprias instalações do hotel. Dessa forma, você pode manter um acesso constante aos dados, mesmo na ausência de uma conexão com a Internet.
  2. Sistemas On-Premise. Esse modelo elimina a necessidade de ter uma infraestrutura física adicional em seu hotel, pois você pode acessar remotamente o sistema de qualquer dispositivo com conexão à Internet. Esse tipo de PMS está ganhando popularidade porque permite economizar custos e oferece grande flexibilidade.

Funções de um PMS hoteleiro

Como estávamos dizendo, um PMS funciona como o núcleo tecnológico do hotel, pois ajuda os proprietários e o pessoal do hotel a gerenciar todas as atividades diárias e cada uma das operações do negócio hoteleiro.

Resumidamente, o PMS ajuda a simplificar e automatizar tarefas básicas, bem como outras que não são tão básicas. Por exemplo:

  • O check-in e check-out.
  • A gestão de reservas.
  • A atribuição de quartos.
  • O controle sobre a limpeza e o estado de cada quarto.
  • A interação com os hóspedes.
  • A tarifação.
  • A faturação.
  • A análise de dados e a geração de relatórios.

Vantagens de um PMS para hotéis

Chegando a este ponto, fica claro que um PMS é uma solução de software muito interessante para o setor hoteleiro.

Um PMS hoteleiro oferece enormes vantagens aos estabelecimentos turísticos. Entre as mais importantes, devemos mencionar:

  • Automatização de tarefas. A vantagem mais evidente de um PMS hoteleiro é que reduz significativamente o tempo que o pessoal do hotel dedica a tarefas administrativas rotineiras. Graças à automatização em hotéis, os trabalhadores podem se concentrar em melhorar a experiência dos hóspedes.
  • Centralização da informação. O Sistema de Gestão de Propriedades hoteleiras unifica todos os dados importantes de seu estabelecimento em uma única plataforma, facilitando a gestão da informação.
  • Melhora na gestão de reservas. Otimiza a gestão de reservas e permite consultar a disponibilidade de quartos em tempo real.
  • Integração com outros sistemas. Como mencionamos, um sistema de gestão hoteleira pode se integrar perfeitamente com sistemas de reservas online, canais de distribuição, sistemas de ponto de venda ou até mesmo um software de gestão de fechaduras eletrônicas, como o da Omnitec.
  • Análise e relatórios que auxiliam na tomada de decisões. Além disso, o PMS do hotel pode realizar análises detalhadas e gerar relatórios, que ajudam os proprietários a tomar as melhores decisões para o negócio hoteleiro.
  • Melhora da experiência do cliente. Também permite personalizar a experiência do hóspede ao lembrar suas preferências e visitas anteriores ao hotel, o que aumenta a satisfação do cliente e, portanto, sua fidelidade.
  • Aumento da flexibilidade. Especialmente se se tratar de um PMS de hotel na nuvem, este sistema oferece uma enorme flexibilidade, pois os proprietários podem gerenciá-lo de qualquer lugar.
  • Aumento da segurança do hotel. O PMS mantém bem protegidas as informações sensíveis do hotel e dos hóspedes, garantindo sua confiança, além do cumprimento normativo.

Qual é o melhor PMS para seu hotel e como integrá-lo com outros sistemas

Como você pode ver, um PMS hoteleiro é uma ferramenta indispensável, mas qual escolher? Preferencialmente, recomendamos que você escolha um que facilite a integração com o restante dos sistemas.

Lembre-se de que na Omnitec Systems oferecemos uma plataforma fácil de usar na qual você pode gerenciar, de qualquer dispositivo, todas as fechaduras eletrônicas de seu hotel, e maximizar assim a segurança das instalações. Mas não é só isso, também apostamos na integração com PMS. De fato, já integramos nosso software com os principais PMS do mercado, embora possa ser integrado com muitos outros.

O melhor exemplo que podemos dar é a integração do software da Omnitec com o PMS ICNEA, que facilita a gestão automatizada e ágil dos acessos e dos quartos tanto em hotéis quanto em apartamentos turísticos.

Gestão remota do alojamento, check-in e check-out sem contato, controle das tarefas de manutenção e limpeza… Esta integração implica uma longa lista de melhorias para a experiência de seus hóspedes, além de otimizar todas as operações internas de seu hotel.

Nosso objetivo é tornar o dia a dia de nossos clientes mais fácil, ajudá-los a otimizar tarefas e processos e garantir que possam oferecer a seus clientes a melhor experiência possível.

Deseja mais informações? Não hesite em entrar em contato com a Omnitec!