Gestão de reservas de quartos

Sistema de gestão de quartos: O que é um Guest Room Management System (GRMS)?

Explicamos-lhe em profundidade quais são as vantagens de usar um GRMS no seu hotel

30/04/2024
Sistema de gestão de quartos: O que é um Guest Room Management System (GRMS)?

Já adiantamos isso em nosso artigo sobre as tendências hoteleiras de 2024: a inovação tecnológica está cada vez mais presente em todos os hotéis.

Nesse sentido, não foram poucas as soluções inovadoras que foram desenvolvidas no setor nos últimos anos, a maioria destinada a otimizar a gestão da experiência do hóspede em todos os tipos de alojamentos turísticos.

O melhor exemplo que nos ocorre são os sistemas de gestão de quartos ou Guest Room Management Systems, você sabe exatamente em que consistem e como podem transformar a gestão integral do seu hotel?

O que é um sistema de gestão de quartos

Chamamos de sistema de gestão de quartos ou Guest Room Management Systems (GRMS) a um software ou programa de computador projetado para automatizar e otimizar a administração dos quartos e outros serviços de alojamentos como hotéis, hospitais ou residências.

Qual é o objetivo de um GRMS? Está claro: por um lado, melhorar a eficiência operacional do hotel ou alojamento facilitando os trâmites ao pessoal de administração e, por outro lado, garantir aos hóspedes uma experiência impecável.

Esses sistemas integram diversas funcionalidades chave relacionadas com a gestão de reservas, como o controle do estado e a segurança de cada quarto, de sua iluminação, climatização e do restante de possíveis elementos automatizados em seu interior.

Vantagens de incluir um Guest Room Management System no seu hotel

Assim como o PMS ou sistema de gestão de propriedades se tornou um software indispensável em todos os tipos de hotéis, contar com um GRMS adequado também é agora uma obrigação, especialmente para aqueles estabelecimentos de hotelaria e turismo que desejam marcar a diferença.

E é que a implementação de um sistema de gestão de quartos pode trazer muitas vantagens para os negócios hoteleiros, por exemplo:

  • A otimização da gestão de reservas. A automação de hotéis ou, mais concretamente, a de um processo tão complexo como o das reservas de quartos, permite minimizar o risco de overbooking e minimiza qualquer possível erro humano nessa tarefa.
  • A melhoria da eficiência energética. Um sistema de gestão de quartos permite controlar de forma inteligente a climatização e a iluminação de cada espaço, o que se traduz em uma redução do consumo de energia e na consequente redução dos gastos energéticos.
  • Uma maior personalização da experiência do hóspede. Ao acessar um desses sistemas, cada hóspede pode controlar e personalizar diferentes elementos de seu quarto, como o ambiente ou a temperatura, adaptando-os completamente às suas preferências.
  • A integração com outros sistemas. Sua possibilidade de integração com PMS e outros sistemas de gestão hoteleira facilita um fluxo de trabalho mais coeso e eficiente.
  • Um aumento na satisfação do cliente. A realidade de um GRMS é que melhora a rapidez e a qualidade dos serviços do hotel, o que se reflete em uma melhor avaliação da estadia por parte dos hóspedes e, portanto, em avaliações positivas.

Características de um bom sistema de gestão de reservas de quartos

Se você quiser aproveitar todos os benefícios que mencionamos, deveria escolher bem o sistema de gestão de quartos para o seu hotel. Um conselho? Tente buscar um que conte com estas características:

  • Uma interface de usuário amigável. Todo Guest Room Management System deveria ser fácil de usar, tanto para o pessoal do hotel quanto para seus hóspedes.
  • Fácil compatibilidade com outros sistemas. Como comentamos, um bom sistema é aquele que pode se integrar sem problemas com os outros que já estão sendo utilizados em seu hotel, como seu PMS ou outras plataformas de terceiros.
  • Alta segurança. A proteção dos dados pessoais dos hóspedes é crucial, assim como que seu alojamento cumpra com as normativas de privacidade vigentes.
  • Suporte técnico e atualizações. Por último, é fundamental que seu sistema de gestão de quartos conte com um bom serviço de suporte técnico ou atendimento ao cliente e com atualizações regulares, que assegurem seu funcionamento ótimo frente a novas necessidades ou tecnologias emergentes.

Quer saber que sistema cumpre com tudo isso? Pois, por exemplo, o software da Omnitec. Em nossa empresa oferecemos diferentes soluções tecnológicas para ajudar a gerenciar de forma integral os acessos aos quartos do seu hotel ou estabelecimento.

É o caso do app Rent&Pass, ideal para a gestão online de hotéis sem recepção 24 horas do dia; do app UpKey ou dos software SmartPass e OS Access.

Como escolher a opção mais adequada? Não se preocupe: deixe isso em nossas mãos. Entre em contato com nossa equipe e te ajudaremos a escolher a opção mais adequada para o seu negócio hoteleiro. Não espere mais!