Sistemas de controlo de lotação. Vantagens para as empresas.

Por que deve usar um sistema de controlo de lotação na sua empresa

Contamos-lhe as vantagens de implementar um sistema de controlo de lotação na sua empresa

31/08/2020
Por que deve usar um sistema de controlo de lotação na sua empresa

Os sistemas de controle de capacidade tornaram-se uma ferramenta essencial para garantir a segurança nas instalações de qualquer empresa. Mais ainda com a nova situação de saúde provocada pelo coronavírus. Neste post, explicamos o que são esses mecanismos e por que são tão importantes para as organizações.

O que é um sistema de controle de capacidade?

Os sistemas de controle de capacidade são dispositivos tecnológicos que servem para monitorizar as entradas e saídas em determinadas áreas dos edifícios através da utilização de dispositivos como torniquetes ou controlos de acesso Bluetooth, de proximidade ou com teclado numérico. Desta forma, ajudam a proteger os espaços de trabalho e a medir de forma precisa os fluxos de passagem, assegurando a presença exclusiva de pessoas previamente autorizadas.

Ao contrário de outros mecanismos de gestão de acesso como as fechaduras eletrónicas, os sistemas de controle de capacidade costumam ser usados em áreas de uso coletivo, como por exemplo a entrada principal dos edifícios, o estacionamento, as salas de reuniões, as áreas de alimentação e descanso ou os elevadores.

Vantagens dos sistemas de controle de capacidade para as empresas

São muitas as empresas que podem beneficiar da instalação destes sistemas, pois têm um impacto positivo em várias áreas. Vamos rever as suas principais vantagens:

  • Segurança

    O principal objetivo é garantir que apenas o pessoal interno e externo estabelecido pela empresa aceda aos espaços corporativos. É a melhor maneira de prevenir roubos e acidentes. Além disso, os controlos de capacidade fornecem estatísticas sobre as entradas e saídas ao longo do tempo e a identidade dos visitantes.

  • Limitação de capacidade

    A pandemia mundial causada pela COVID-19 gerou novas exigências sanitárias para as empresas. Neste sentido, estes sistemas são perfeitos para limitar a capacidade nas diferentes áreas, garantindo que o número de pessoas permitido pelas autoridades nunca seja ultrapassado.

  • Registo horário

    A tecnologia incorporada nos sistemas de controle de capacidade mais avançados permite supervisionar de forma eficaz e simples o registo de entrada no trabalho e o registo horário da jornada de trabalho dos funcionários, cumprindo assim os critérios estabelecidos na legislação em vigor.

  • Flexibilidade

    São muitas as empresas que podem beneficiar das possibilidades oferecidas pelos mecanismos de controle de capacidade, pois adaptam-se a todo o tipo de espaços. Podem ser instalados em locais tão diversos como escritórios, hotéis, armazéns industriais, edifícios institucionais e complexos culturais, de lazer e desportivos.

  • Eficiência e poupança

    O uso dos sistemas de controle de capacidade diminui os custos associados à contratação de pessoal de vigilância e segurança. Além disso, a sua integração com programas de software e dispositivos Gateways facilita a gestão remota e em tempo real dos fluxos de acesso a partir de um computador ou smartphone.

Tipos de sistemas de controle de capacidade

Ao longo dos últimos anos, os mecanismos de controle de capacidade têm vindo a incorporar soluções tecnológicas cada vez mais avançadas, algumas das quais se combinam entre si para oferecer maiores possibilidades de uso. Estes são alguns dos sistemas mais eficientes:

  1. Bluetooth

    São os dispositivos mais modernos. Os controlos de acesso através de bluetooth permitem a entrada em edifícios e áreas comuns das pessoas autorizadas de forma simples, apenas utilizando uma app de smartphone.

  2. Proximidade MiFare RFID

    Os controlos de acesso de proximidade permitem a entrada e a saída através do uso de cartões, porta-chaves ou qualquer outro objeto previamente carregado com as credenciais correspondentes.

  3. Código numérico

    É o modelo mais tradicional. Os controlos de acesso com teclado numérico impedem a passagem a quem não tenha o código ou PIN fornecido pela empresa para ativar o mecanismo de abertura.

A instalação dos sistemas de controle de capacidade mais adequados para cada empresa requer um estudo profissional das características dos edifícios e das necessidades funcionais dos espaços de trabalho. Se desejas que te ajudemos a garantir a máxima segurança nas tuas instalações, não hesites em contactar-nos. Os nossos dispositivos são concebidos para gerir a capacidade através dos diferentes dispositivos de controlo de acesso para pessoas com credenciais prévias, mas não podemos controlar a capacidade em locais de acesso livre.