RFID e NFC. O que são e em que se diferenciam?

RFID vs. NFC: Qual é a diferença? Tecnologias de radiofrequência

Como funcionam estas tecnologias de radiofrequência e quais são as suas aplicações mais importantes

28/09/2020
RFID vs. NFC: Qual é a diferença? Tecnologias de radiofrequência

Hoje em dia, o uso das tecnologias de radiofrequência RFID e NFC está muito difundido na sociedade através de vários contextos. Neste post, explicamos o que são ambos os mecanismos, como são utilizados no dia a dia de particulares e empresas e quais são as suas principais diferenças.

O que é RFID?

RFID (Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia que permite identificar e conectar diferentes dispositivos através da emissão e leitura de ondas de rádio. É um procedimento de comunicação sem fio que funciona com um sistema de etiquetas, onde os diferentes terminais funcionam como emissores e receptores de sinais de radiofrequência.

Os sistemas RFID são compostos, pelo menos, por um leitor, uma etiqueta e uma antena. O leitor é o receptor do sinal proveniente da etiqueta, que pode ser um cartão ou qualquer outro objeto que contenha um chip com os dados identificativos e emite um sinal de radiofrequência dentro de um determinado espaço.

As etiquetas RFID podem ser ativas ou passivas. As primeiras têm uma fonte de alimentação própria e têm um alcance superior (até 100 metros), enquanto o sinal emitido pelas segundas abrange uma distância de cerca de 25 metros e só é ativado pela interação com o dispositivo leitor.

O que é NFC?

NFC (Comunicação de Campo Próximo) é um mecanismo de comunicação sem fio de curto alcance e alta frequência por ondas de rádio que serve para a troca de informações entre dispositivos. Também é composto por um dispositivo leitor, uma ou várias antenas e uma etiqueta que pode ser ativa ou passiva.

O conjunto de dispositivos com tecnologia NFC opera na mesma frequência (13,56 MHz), limitando o seu alcance a cerca de 20 centímetros por questões de segurança, já que são normalmente utilizados em cartões de proximidade com fins econômicos (pagamento com cartão bancário) ou de acesso a diferentes espaços (cartão de identificação). O seu funcionamento é regulado pelo padrão internacional ISO 14443.

Diferenças entre RFID e NFC

Embora ambos os processos sirvam para transmitir dados à distância, RDIF refere-se à tecnologia de identificação sem fio por radiofrequência como um todo. Por outro lado, os dispositivos NFC são dedicados exclusivamente à comunicação sem fio de curto alcance através de cartões de proximidade.

Assim, os sistemas NFC, na realidade, fazem parte da tecnologia RFID, ou seja, podem ser considerados como um subgrupo dentro das técnicas RFID. A principal diferença reside no facto de que os componentes RFID podem operar e comunicar entre si a uma distância muito maior. Isso faz com que sejam utilizados em diversos contextos.

Aplicações da tecnologia RFID

Os sistemas RFID são muito úteis em ambientes logísticos para organizar cargas, pacotes e inventários, recolhendo estatísticas e informações relevantes sobre a mobilidade dos objetos. Igualmente, também são utilizados em lojas de roupa para identificar as peças e sua localização, agilizando o funcionamento diário e estabelecendo uma medida extra de segurança.

Aplicações da tecnologia NFC

As etiquetas NFC são a base de dispositivos de proximidade tão comuns como os telefones móveis e os cartões bancários contactless, com os quais efetuamos pagamentos nos terminais de pontos de venda de lojas e comércios. O mesmo acontece com os cartões que permitem a entrada das pessoas autorizadas nos edifícios através dos sistemas de controle de acesso e presença.

Os cartões de proximidade NFC também são utilizados para abrir as fechaduras eletrônicas dos quartos de hotel, apartamentos turísticos e alojamentos de férias, permitindo aos clientes acessar seus quartos de forma conveniente através da aproximação do cartão ao leitor. Além disso, o chip com os dados identificativos pode ser incorporado em outros objetos como pulseiras ou chaveiros, personalizando ainda mais a experiência dos hóspedes.

Os dispositivos baseados na tecnologia RFID e NFC proporcionam um plus de qualidade, segurança e eficácia na gestão de todos os tipos de estabelecimentos. Se quiser saber mais sobre equipamentos tecnológicos para hotéis, escritórios e outros espaços, convidamo-lo a continuar lendo nosso blog.

Conheça os produtos mais destacados da Omnitec

Também pode interessar:

  1. A tecnologia no Hospitality: Como influencia nos hotéis?
  2. Tendências hoteleiras 2024
  3. As chaves digitais para hotéis estão na moda e agregam valor