Tecnologia e setor da Hospitalidade

A tecnologia na Hospitalidade: Como influencia os hotéis em 2022?

Como são os hotéis mais avançados em tecnologia? Mostramos-lhe 5 tendências

25/05/2021
A tecnologia na Hospitalidade: Como influencia os hotéis em 2022?

A tecnologia avança a um ritmo mais rápido do que nunca. Uma corrida que foi impulsionada ainda mais pela pandemia, que obrigou hotéis e acomodações do setor Hospitality a embarcarem no trem da tecnologia contactless ou sem contato.

Neste artigo, analisamos 5 tendências tecnológicas que chegaram com força aos hotéis em um 2021 marcado pelo coronavírus e que serão decisivas na reativação do turismo. Entre as vantagens de integrar a nova tecnologia nas acomodações está a economia para as empresas, a melhoria das instalações, o respeito ao meio ambiente e, como sempre, o desafio de colocar o cliente e suas experiências no centro. ¡Vamos começar!

  1. Tecnologias de radiofrequência

    As siglas RFID e NFC lhe soam familiares? Talvez seus nomes não sejam tão familiares quanto seu uso, já que utilizamos essas tecnologias de radiofrequência diariamente: em dispositivos de proximidade tão comuns quanto os telefones celulares, os cartões ligados a um sistema de controle de acessos e nas próprias fechaduras eletrônicas dos hotéis.

  2. Chaves inteligentes

    Nossa próxima tendência tecnológica está intimamente relacionada com a anterior: falamos das chaves inteligentes para quartos de hotel, que podemos encontrar em cartões, chaveiros, pulseiras ou até mesmo integradas em nosso telefone celular, que pode abrir a porta graças à tecnologia Bluetooth. Embora sua função principal seja geralmente permitir que o hóspede entre em seu quarto, também permite que ele acesse as instalações para as quais tem autorização, como a academia ou uma reserva de spa. Até mesmo pode-se ir um passo além, permitindo abrir com essa credencial dispositivos integrados no quarto, como o cofre.

    Da mesma forma, esses dispositivos são extremamente úteis para gerenciar os acessos do pessoal a determinadas áreas e limitá-los a certos horários (por exemplo, aos quartos apenas durante o horário de limpeza).

    Aqui você pode descobrir um pouco mais sobre tudo o que essas chaves digitais permitem fazer, cada vez mais comuns no setor Hospitality.

  3. Aplicativo móvel para um hotel interconectado

    Cada vez mais hotéis desenvolvem um App para melhorar a experiência durante a estadia. Estes aplicativos móveis permitem desde gerenciar as reservas (ideal para clientes recorrentes que possam obter benefícios por essa fidelização), até acessar diretamente o quarto com o celular, sem passar pela recepção, graças às chaves inteligentes que mencionamos.

    No aplicativo podem ser introduzidas sugestões de visitas personalizadas no entorno do hotel, avisos, pesquisas, reservas de serviços ou até mesmo comunicações por parte da recepção.

  4. Sensores para economia energética

    Os economizadores e sensores de presença não apenas contribuem para uma importante economia energética nas instalações do setor Hospitality, mas também reforçam o compromisso das acomodações com um futuro mais sustentável. Juntamente com a tecnologia, as soluções ecológicas e respeitosas com o meio ambiente fazem parte das tendências mais importantes no turismo.

  5. Plataformas de entretenimento

    Os hóspedes cada vez mais utilizam seus dispositivos pessoais como o smartphone, o tablet ou o laptop. Esta tendência fez com que o equipamento clássico dos quartos de hotel (rádio, relógio, despertador ou música ambiente) passasse para segundo plano.

    A televisão ainda é mantida como um valor importante para os hóspedes, mas especialmente no caso das Smart TVs que permitem acessar o conteúdo das plataformas de entretenimento audiovisual. Algumas empresas hoteleiras contam até mesmo com seu próprio catálogo de entretenimento, algo cada vez mais valorizado pelos hóspedes.

    E embora ainda estejamos longe de que a realidade virtual faça parte do dia a dia do setor Hospitality, alguns hotéis já experimentaram introduzir esse ambiente tecnológico para oferecer experiências únicas aos seus clientes.