Avanços tecnológicos

As novas tendências em tecnologia para hotéis do século XXI

Contamos-lhe as tendências estrela em equipamento para hotéis

30/11/2020
As novas tendências em tecnologia para hotéis do século XXI

A tecnologia evolui de forma implacável em todos os âmbitos da sociedade, melhorando nosso estilo de vida e modificando os hábitos de consumo. Como não poderia deixar de ser, essa realidade também afeta um dos setores mais importantes na economia espanhola: o turismo. Para ilustrar isso, neste post, repassamos quais serão as tendências tecnológicas mais destacadas para os hotéis.

  1. Chaves digitais

    Em tempos de coronavírus, o melhor é evitar, na medida do possível, qualquer interação social. Por isso, a incorporação da tecnologia sem contato para fazer o check-in online e acessar os quartos dos hotéis de forma autônoma, através de chaves digitais hospedadas em um aplicativo de smartphone, torna-se uma necessidade.

    Para isso, é indispensável a instalação de fechaduras eletrônicas nos quartos dos hotéis. Dessa forma, os clientes poderão acessar confortavelmente sua estadia com seus telefones celulares via bluetooth ou, se preferirem, digitando um código numérico personalizado enviado previamente por e-mail. Essa mesma tecnologia também pode ser aplicada para entrada em áreas comuns através dos sistemas de controle de acesso e presença.

  2. Software de gestão

    Os programas de computador especializados na gestão de hotéis e alojamentos turísticos oferecem a possibilidade de centralizar a organização do dia a dia dos estabelecimentos, controlando de qualquer lugar aspectos fundamentais de seu funcionamento cotidiano e do atendimento aos hóspedes.

    Esses sistemas de software operam através de um aplicativo de smartphone e uma rede de Gateways, facilitando a gestão remota das demandas dos hóspedes em tempo real, bem como a abertura de quartos e áreas comuns a partir do ponto onde está localizado o computador de controle, proporcionando um serviço de quarto ágil e eficaz.

  3. Domótica

    Cuidar da economia de energia nas instalações é um dos pontos-chave para otimizar os resultados econômicos no final do ano. Nesse sentido, os sistemas de domótica permitem automatizar a gestão energética através de dispositivos confortáveis e práticos, como os economizadores de energia que funcionam com cartões de proximidade MiFare ou os sensores de presença, portas e janelas, que limitam o consumo elétrico aos momentos estritamente necessários.

  4. Sistemas DND

    Os sistemas DND ("não perturbe", do inglês Do Not Disturb), permitem que os clientes comuniquem aos funcionários do hotel suas preferências confortavelmente e sem deslocamentos. Eles só precisam marcar no painel localizado dentro de seu quarto se desejam que as pessoas responsáveis pela limpeza acessem ou não o quarto. Essa decisão será refletida de forma clara em uma tela colocada no corredor correspondente.

  5. Cofres com bluetooth

    É importante ter em mente que os turistas costumam levar consigo documentação importante como passaporte ou bilhetes de avião, bem como outros objetos de valor como laptops ou joias. Portanto, a instalação nos quartos do hotel de cofres eletrônicos com abertura via bluetooth oferece um nível extra de segurança que os clientes valorizarão positivamente ao recomendar o estabelecimento.

  6. Wifi de qualidade

    Embora muitos alojamentos turísticos ofereçam internet em suas instalações há anos, infelizmente, a qualidade da conexão nem sempre chega a todos os pontos, apesar de ser um dos aspectos mais demandados pelos hóspedes. Portanto, adaptar a instalação da rede para garantir sua disponibilidade em todos os quartos será fundamental para marcar a diferença e consolidar-se no mercado.

Em um mercado tão competitivo e exigente como o turístico, a inovação tecnológica funciona como um requisito indispensável para fidelizar clientes e conseguir defensores de nossa marca. Não hesite em entrar em contato conosco se deseja que ajudemos a modernizar as instalações de seu estabelecimento.