Tendência no setor hoteleiro

Tecnologia Contactless, presente e futuro dos hotéis pós-Covid

Os hotéis atualizam-se para oferecer experiências mais eficientes, confortáveis e seguras

27/10/2020
Tecnologia Contactless, presente e futuro dos hotéis pós-Covid

A chegada da pandemia de COVID-19 mudou todo o nosso mundo, obrigando as empresas a se adaptarem aos novos requisitos de distanciamento social estabelecidos pela legislação sanitária. Felizmente, os últimos avanços na digitalização e na tecnologia sem contato permitem que os hotéis garantam a máxima segurança para seus clientes.

O que é tecnologia sem contato?

A tecnologia sem contato consiste em estabelecer uma conexão de comunicação sem fio entre vários dispositivos eletrônicos sem contato físico entre eles, normalmente por meio de sistemas de bluetooth ou RFID. Isso oferece uma ampla gama de utilidades para empresas e usuários, como pagamentos com cartão em estabelecimentos comerciais ou acesso aos quartos de hotéis por meio de chaves digitais.

E assim como nos aeroportos é possível fazer check-in e mostrar o cartão de embarque pelo celular, com as fechaduras eletrônicas por bluetooth os hóspedes dos hotéis podem acessar facilmente seus quartos por meio de um aplicativo de smartphone sem estabelecer nenhum tipo de contato com os funcionários, pois não é necessário passar pela recepção para receber sua chave ou cartão de entrada.

Além disso, a tecnologia sem contato também pode ser implantada em outros alojamentos turísticos e de férias para prevenir possíveis contágios e aumentar a segurança de clientes e funcionários.

Vantagens das fechaduras eletrônicas sem contato

Ao receber a chave digital em seu próprio smartphone, os clientes têm sua saúde protegida ao reservar um quarto de hotel. Além disso, eles evitam filas e esperas desnecessárias para fazer o check-in ou qualquer outro trâmite na recepção, melhorando sua experiência como um todo.

Do ponto de vista dos hotéis, a inovação tecnológica permite que eles continuem suas atividades econômicas de forma segura, evitando possíveis surtos em suas instalações e cumprindo todas as medidas de higiene e sanitárias. É a melhor maneira de transmitir confiança à sociedade e reforçar a imagem corporativa das empresas hoteleiras.

Como funcionam as chaves digitais?

Primeiro, o hotel gera um código para cada visita que é transmitido por meio de um aplicativo. No momento em que a reserva é confirmada, os clientes recebem por e-mail um link para acessar seu código personalizado, de modo que, ao chegar ao alojamento, podem ir diretamente ao seu quarto e abri-lo com seu smartphone.

Muitas dessas fechaduras com bluetooth oferecem simultaneamente a opção de acessar os diferentes espaços com um código numérico, para que os clientes que preferirem possam entrar com a chave fornecida anteriormente pelo estabelecimento. Um bom exemplo disso é a fechadura eletrônica de hotel OS-SLIM CODE.

Outras opções são os modelos EVO e Gaudi BLE, que adicionam à tecnologia bluetooth a abertura por cartão de proximidade MiFare, caso o hóspede deseje ter um cartão físico para entrar no quarto. Além disso, o modelo Fit-In BLE oferece a possibilidade de renovar as fechaduras mecânicas de chip, cartão magnético ou RFID para convertê-las em fechaduras eletrônicas com abertura por bluetooth, adaptando a instalação existente com o menor custo possível.

Gestão segura remotamente

Outro ponto forte das fechaduras eletrônicas sem contato é que elas incorporam um software especializado para gerenciamento remoto por meio de um aplicativo e uma rede de Gateways. Esses sistemas coletam estatísticas e fornecem controle constante das atividades do hotel, otimizando tanto a organização do dia a dia quanto a segurança das instalações. Além disso, permitem abrir as fechaduras da recepção e monitorar o nível das baterias.

Além disso, a digitalização dos hotéis permite que os funcionários recebam em seus computadores as solicitações dos hóspedes em tempo real, bem como as diferentes diretrizes de seus superiores. Dessa forma, é possível agilizar o funcionamento diário dos estabelecimentos, aumentando a eficiência e, portanto, o nível de satisfação dos clientes.

Outros dispositivos sem contato para hotéis

Além das fechaduras eletrônicas dos quartos, os hotéis também podem instalar sistemas de controle de acesso com bluetooth, cartão de proximidade e teclado numérico para aumentar a segurança de áreas comuns como o saguão, o estacionamento, o restaurante ou os elevadores. Além disso, a tecnologia sem contato é aplicada até mesmo nas caixas-fortes dos próprios quartos.

Todos esses dispositivos eletrônicos garantem máxima segurança e proteção sanitária, tanto para os hóspedes quanto para os funcionários dos estabelecimentos turísticos. Entre em contato conosco se estiver interessado em instalar alguma dessas soluções tecnológicas em seu estabelecimento.