Nós estávamos nos perguntando qual era a diferença entre uma geladeira pequena e um minibar, e a verdade é que do ponto de vista técnico não há diferenças visíveis, mas existem diferenças de acordo com o uso social que cada um adquire, e até mesmo a conotação da palavra dependendo do país de língua espanhola onde é mencionada.
Ambos são um invento industrial para manter bebidas e alimentos a baixas temperaturas de acordo com os princípios da termodinâmica, um objeto retangular que retira calor usando técnicas de refrigeração, seja por absorção, compressão, ou Peltier, uma mistura das duas primeiras.
A principal diferença entre uma geladeira pequena e um minibar é o uso para o qual cada um destina o aparelho refrigerador, ou o uso em si que terá.
Um minibar é um minibar porque será utilizado por um hotel para fornecer bebidas geladas aos seus hóspedes, principalmente. "Mini", um pequeno bar de lanches ao pé da cama, máximo conforto, facilidade de uso.
No entanto, o mesmo equipamento, talvez menos estilizado em design, mas com a mesma função de resfriar o que for colocado dentro, pode ser chamado de "geladeira pequena" em países como o México, ou de acordo com o seu uso em quartos de residências, garagens, etc.
O minibar, uma comodidade adicional ao quarto de hotel
Outra curiosidade. Se pensarmos em Marketing, é mais cativante para um hotel chamar o equipamento de "Minibar" do que "geladeira". É simples assim. A palavra "geladeira" não convida a beber. Mas tudo o que tem a palavra "bar" provoca um reflexo de lazer, bem-estar, bebida, álcool, festa...
Como característica adicional, é importante lembrar que as consumações do minibar são pagas na maioria dos hotéis, embora o serviço também possa ser cortesia em certos estabelecimentos, em suítes ou quartos superiores.
Raramente os minibares de hotel podem ser adquiridos em circuitos tradicionais de venda, onde o produto oferecido é a mencionada geladeira pequena. Neste sentido, a OMNITEC SYSTEMS acumula uma experiência de mais de 25 anos fornecendo para hotéis dos cinco continentes os minibares que você pode consultar neste site.
Os minibares incorporam diferentes tecnologias (absorção, termoabsorção e compressor silencioso) e estão disponíveis em vários tamanhos e capacidades, algo importante para atender às diferentes necessidades de acomodação.
Por último, existem algumas particularidades próprias dos minibares que são cruciais para os hotéis:
- Complementos: é possível incorporar aos modelos de minibar fechaduras ou rodas de deslocamento, algo que raramente é visto em uma geladeira pequena para uso doméstico.
- Sistema silencioso: o minibar geralmente fica no mesmo quarto onde o hóspede dorme, então os minibares incorporam sistemas totalmente silenciosos.
- Alta eficiência energética: ter um minibar pouco eficiente em cada um dos quartos pode representar um gasto significativo para o estabelecimento. Por isso, sempre se busca um consumo elétrico reduzido.
A geladeira pequena: um eletrodoméstico compacto
A geladeira pequena é simplesmente um refrigerador de dimensões reduzidas, ideal para cozinhas com pouco espaço, já que pode ser colocada no espaço sob a bancada. Por ser dedicada ao uso doméstico, ela tem algumas diferenças em relação ao minibar:
- Incorpora gavetas de alimentação: os refrigeradores pequenos geralmente incorporam gavetas para frutas e verduras, enquanto o minibar se concentra em espaços para bebidas. É importante notar que nos minibares de hotéis geralmente são oferecidos exclusivamente refrigerantes, além, às vezes, de lanches refrigerados.
- Capacidade: As mini geladeiras geralmente têm uma capacidade em torno de 100 litros, embora existam modelos muito pequenos que se assemelham muito ao minibar e, de fato, são geralmente destinados a armazenar bebidas, mas em casa. Os minibares tendem a ser geralmente menores (a partir de aproximadamente 25 litros de capacidade) e geralmente não excedem os 100 litros.
E por que falamos de geladeira para nos referirmos a esse sistema de refrigeração? É difícil imaginar que o significado original de "geladeira" vem dos lugares onde grandes quantidades de neve eram acumuladas. Antes da revolução industrial e do desenvolvimento técnico, a neve era guardada em cavernas e buracos gigantes para manter os alimentos frescos pelo maior tempo possível. Um exemplo disso é encontrado em Aragão, na cidade de La Cañada de Verich, onde existem geladeiras naturais que se tornaram museu, lembrança dos antepassados do "Minibar".
Conheça os produtos mais destacados da Omnitec
Cofres
Segurança e conforto para hóspedes e funcionários