Controlo de acessos

Que tipos de controlo de acesso existem e como melhoram a segurança?

De sistemas biométricos a tecnologia Bluetooth: Estes são os controlos de acesso mais comuns

28/03/2022
Que tipos de controlo de acesso existem e como melhoram a segurança?

Um sistema de controle de acesso é um dispositivo que permite autorizar e registrar as pessoas ou veículos que acessam instalações. Com os avanços da tecnologia, existem múltiplos tipos de controle de acesso e presença que contribuem para melhorar a segurança dos complexos onde são instalados: desde hospitais e centros de saúde, ambientes educacionais ou edifícios institucionais até hotéis e residências.

Existem diferentes tipos de sistemas de controle de acesso: alguns são ativados com dispositivos físicos (um cartão, um controle remoto, uma pulseira...) e outros com características biométricas (o rosto, a impressão digital, o iris dos olhos...).

Cada um deles oferece uma série de características de segurança e nem todos são adequados para os mesmos ambientes, pois não é a mesma coisa um hotel ou uma academia, onde o tráfego de pessoas é elevado, do que um centro de trabalho que requer medidas de segurança elevadas.

Normalmente, os sistemas de controle de acesso consistem em um sistema de leitura, um software de gestão e um centro de controle. A seguir, analisamos os diferentes tipos conforme o dispositivo de abertura e a conexão para o acesso:

Conforme o dispositivo de abertura

Sistema de proximidade

Os sistemas de proximidade são provavelmente os mais conhecidos e os mais integrados em ambientes onde há um tráfego abundante de usuários, como hotéis, academias ou spas. Nesses sistemas, é utilizada a tecnologia RFID, que permite a abertura com o simples ato de aproximar o dispositivo do leitor. Essas credenciais são habitualmente cartões, mas também podem ser usados outros objetos como pulseiras ou chaveiros. Podem abrir desde uma porta até fazer girar os clássicos catracas do acesso pedestre.

A tecnologia RFID destaca-se pela sua segurança, pois a partir do centro é possível desativar imediatamente as chaves digitais perdidas ou mudar permissões com um simples clique.

Cerradura eletrônica de hotel com cartão de proximidade

Exemplo de uma fechadura eletrônica para hotel, que pode ser ativada pelo conhecido cartão de proximidade Mifare.

Smartphone com Bluetooth ou Código QR

Esses dispositivos, onipresentes em nosso dia a dia, abrem muitas oportunidades para melhorar a segurança em espaços com grande circulação de pessoas. Nesse caso, não é necessário fornecer nenhum elemento físico ao usuário, pois ele terá sua chave digital no telefone celular, através de um aplicativo ou de um link. Um dos sistemas mais populares em hotéis é o Bluetooth, enquanto em academias e instalações esportivas destaca-se o sistema de abertura através de código QR.

Fechadura para hotéis EVO com abertura Bluetooth

Nossa fechadura para hotéis EVO funciona com esse sistema de Bluetooth.

Sistemas biométricos

Ao contrário dos dois anteriores, não dependemos de um dispositivo como um cartão ou um Smartphone para obter a autorização, mas sim a "chave" está em nosso próprio corpo. Desde a impressão digital - tão implantada para o registro de entrada e saída do trabalho -, até o reconhecimento facial, da íris, do contorno das mãos ou até mesmo da voz.

Esses sistemas são mais recomendados em espaços de menor tráfego que exigem alta segurança e que devem ser mantidos bem protegidos de pessoal não autorizado.

No entanto, pequenas modificações no corpo humano ou falhas do sistema podem fazer com que não funcione muito bem em muitos ambientes, então muitas vezes é complementado com outras formas de acesso.

Teclado e outros dispositivos periféricos

Através de um teclado ou algum outro dispositivo periférico, o usuário introduz uma informação ao terminal que inicia a autenticação. Normalmente, esses sistemas são ativados quando o usuário inclui o código numérico correto.

Fechadura com código numérico

Como em um cofre, essa fechadura eletrônica permite o acesso quando uma pessoa insere o código correto.

Sistema de reconhecimento de matrícula

Nesse caso, não se reconhece o usuário, mas sim o veículo. Especificamente, uma câmera com infravermelho lê a matrícula e permite o acesso dos motoristas a um estacionamento.

Conforme a conexão para o acesso

Controle de acessos autônomo

Controlam um único acesso e tudo é centralizado a partir do próprio dispositivo. Todas as informações são centralizadas dentro desse sistema autônomo, por isso é adequado apenas em ambientes pouco complexos.

Controle de acesso centralizado

Permite o controle de acessos a partir de múltiplas entradas e saídas. Ou seja, tudo é centralizado em um mesmo sistema e é controlado através de um software de controle, que permite desde gerenciar as credenciais de acesso até realizar auditorias para conhecer quem realizou certas entradas e saídas.

Controle de acesso com controle remoto

Alguns sistemas vão um passo além e incorporam a opção de instalar um Gateway, que converte todos os dispositivos Bluetooth em dispositivos online. Graças à conexão via wifi, todos esses dispositivos (fechaduras, cofres, controles de acesso...) transmitem os eventos registrados para a nuvem e permitem ser manipulados remotamente. Um dos exemplos é o Software OS ACCESS, uma das soluções integradas mais inovadoras para o controle de acessos em hotéis.

No Omnitec, ajudamos você a levar adiante seu projeto de segurança através do controle de acessos em hotéis, alojamentos turísticos e outras instalações. Entre em contato conosco para que possamos orientá-lo sobre qual é a melhor solução.