Tendências no setor da hospitalidade

5 tendências em tecnologia para hotéis a seguir de perto em 2022

As tendências hoteleiras para 2022 passam inevitavelmente por um conceito: tecnologia

22/11/2021
5 tendências em tecnologia para hotéis a seguir de perto em 2022

¿O que aguarda o setor de turismo este 2022? Neste momento tumultuado, as tendências também estão trazendo grandes mudanças condizentes com os tempos. A automação, a motorização ou os sistemas contactless estão por trás desta transição, que se resume em uma palavra: tecnologia.

Conhecer as tendências do turismo é essencial: afinal, este setor representava 10,4% do PIB mundial antes da pandemia (5,5% em 2020). Na Espanha, os números costumavam ser um pouco maiores: em 2019, o PIB do turismo representou uma contribuição de 12,4% em nosso país. No entanto, despencou para menos de 5% após a COVID.

  1. Quartos inteligentes: os Smart Rooms

    Você imagina um quarto onde pode fazer pesquisas por voz? Pedir uma pizza apenas ordenando ao assistente digital? Fazer uma videochamada com a recepção? Controlar a climatização sem sair da cama? A automação residencial já é uma realidade, que também está chegando aos serviços hoteleiros.

    Agora, o desafio é se adaptar ao perfil do viajante conectado sem ser muito invasivo: por enquanto, a maioria dos viajantes busca destinos para se desconectar do dia a dia (também da tecnologia). Portanto, é necessário acompanhar de perto essa tendência, que certamente marcará uma era, mas sem avançar muito rapidamente com certos públicos.

  2. A tendência Cloud: servidores na nuvem

    Nenhum setor escapa mais das vantagens de poder armazenar todas as informações em um só lugar; isto é, as vantagens de trabalhar na nuvem. Os softwares de gestão hoteleira mais modernos tendem a utilizar um servidor Cloud seguro, ao qual o usuário acessa via navegador sem a necessidade de instalar software adicional em seu PC.

    Um exemplo desta integração com a nuvem é o nosso Software de Controle de Acesso OS ACCESS, cuja instalação em um servidor Cloud se traduz em acessibilidade, segurança e eficiência na gestão de acessos nos alojamentos. Na verdade, é o software de controle de acesso mais inovador da Omnitec.

    Este programa se adapta aos requisitos técnicos mais exigentes dos hotéis e permite otimizar a gestão das credenciais de acesso e a segurança para cartões de proximidade, códigos numéricos e Bluetooth.

  3. Automação do check-in

    Em 2022, a tendência de automatizar os processos nos hotéis ganhará ainda mais força. Um dos mais exigentes para a equipe de recepção é o check-in, já que às vezes lidam com grupos completos ou horários de pico de chegada de hóspedes. Nestes momentos, a agilidade no registro é muito valorizada pelos hóspedes, que chegam cansados após a viagem.

    À sombra da pandemia, a instalação de sistemas para realizar o check-in online aumentou, ou até mesmo para que os clientes possam acessar diretamente seus quartos. Soluções como o Rent & Pass, que já estavam sendo bem-sucedidas nos alojamentos turísticos, chegam com força como uma alternativa ao registro convencional.

    Uma vez confirmada a reserva, os hotéis podem enviar aos clientes uma chave eletrônica (abertura com Bluetooth ou Código de Acesso) com uma validade ajustada à reserva contratada, permitindo-lhes acessar o quarto atribuído sem passar pela recepção assim que chegam.

  4. Realidade virtual para escolher acomodação nas reservas

    As viagens são feitas para serem desfrutadas: as vivenciamos antes, com os preparativos; durante, aproveitando nossas férias; e depois, graças às fotos e experiências compartilhadas. É no primeiro ponto que esta tendência se concentra: usar a realidade virtual para "vender" experiências. Ou seja, a RV não é apenas uma experiência em si, mas serve para mostrar o que o turista encontrará em seu destino. Esta tecnologia já está sendo implantada para mostrar as instalações de alguns hotéis, como é o caso da cadeia de hotéis Shangri-La.

  5. Experiências personalizadas

    Os conhecidos como Millennials e Geração Z se relacionam de forma diferente com os destinos e com a tecnologia. As novas gerações de viajantes apreciam as experiências personalizadas, que, graças à tecnologia, podem ser alcançadas - paradoxalmente - de forma automatizada. Enviar comunicações nas quais são chamados pelo nome ou recomendar lugares condizentes com suas preferências são algumas boas práticas para satisfazer esse tipo de cliente jovem, predisposto a compartilhar nas redes sociais as boas experiências.

    A personalização em todas as experiências é uma tendência em todos os âmbitos que veio para ficar.