Tendências do setor

As 7 tendências no setor hoteleiro que marcarão 2023

Falamos sobre as tendências que marcarão o setor hoteleiro em 2023

12/12/2022
As 7 tendências no setor hoteleiro que marcarão 2023

¿O que o turismo pode esperar de 2023? Depois da paralisação da pandemia e da crise que representou para o setor hoteleiro, o último semestre de 2022 foi avaliado muito positivamente, então as estimativas são boas para o ano seguinte.

De fato, desde o Observatório Nacional ObservaTUR previram que o setor se recupere totalmente em 2023 com a consolidação das viagens. Isso sim, existe certo temor a "os sinais econômicos negativos" e a prudência pode levar a viajar menos dias ou com um gasto menor. Ainda assim, segundo um estudo da referida entidade, os profissionais das agências de viagens são "otimistas" para o 2023.

Com base na observação das diferentes tendências no setor em que trabalhamos, da Omnitec reunimos 7 pontos que estarão presentes nas viagens deste 2023:

1. A tecnologia, um fator comum ao longo de toda a viagem

A digitalização continua sendo uma das tendências mais importantes em meio a uma transformação digital dos alojamentos turísticos generalizada. A utilização de fechaduras eletrônicas nas portas dos quartos, o registro de viajantes digital ou as reservas online são alguns dos pontos que já foram assimilados tanto por proprietários de alojamentos quanto por viajantes.

No entanto, a previsão é que todas essas tecnologias se coordenem para que o novo perfil de viajante conectado possa ter a maioria das funcionalidades acessíveis em seu Smartphone.

Nesse sentido, já se observa um aumento significativo de tecnologias como os sistemas de gestão remota para que os hóspedes das casas rurais e apartamentos possam acessar a habitação sem o proprietário ou para que os viajantes acessem seu quarto diretamente, sem passar pela recepção. Outra tendência que leva à simplificação de processos é a de vincular a abertura de todos os dispositivos da mesma maneira, com tecnologias que permitem abrir tanto a porta do quarto como o cofre com o mesmo celular ou cartão de proximidade.

2. A sustentabilidade: um inquestionável para muitos viajantes

A sustentabilidade consiste em satisfazer as necessidades das gerações atuais sem comprometer as das futuras. Nesse sentido, muitos alojamentos continuarão aplicando medidas para serem mais sustentáveis, uma demanda que vem diretamente da sociedade e de seus próprios viajantes, que buscam viajar deixando um impacto positivo em seu caminho. A sustentabilidade envolve todo tipo de medidas destinadas a cuidar do meio ambiente, mas também tem uma vertente social, que no turismo se reflete especialmente com a cooperação entre projetos locais.

3. Economia de energia: Hotéis mais eficientes

A economia de energia, que em 2023 continuará sendo um quebra-cabeça na maioria dos lares espanhóis com o aumento da conta de luz, será outra prioridade dos hotéis. O consumo de energia é um gasto importante nessas infraestruturas, que podem abrigar milhares de quartos. Por isso, há muito tempo uma grande parte dos alojamentos trabalha com economizadores para economia de energia, que cada vez se modernizam mais, com tecnologias como os sensores de presença.

4. O fenômeno Petfriendly aumenta com força

Outra das tendências que cresce ao longo dos últimos anos e que se consolidará em 2023 é a rede de alojamentos Petfriendly, que aceita cães e outros animais de estimação. Com o aumento das opções nos destinos para passear com animais, principalmente cães, esse tipo de turismo continuará crescendo, especialmente no meio rural.

5. Mais interesse em viagens ao exterior

Segundo o estudo citado, também estão se recuperando na Espanha as viagens internacionais, que em 2023 receberão um impulso pela primeira vez desde antes da pandemia. Destacam-se destinos como as capitais europeias, os cruzeiros, Estados Unidos, Itália, Caribe, Portugal, Egito e Jordânia.

6. O 'boom' dos hotéis de luxo

É um fenômeno observado durante a pandemia e espera-se que continue crescendo, com um aumento considerável na demanda em áreas como Marbella, Madri ou Maiorca. Além de serem escolhidos pelos turistas, os hotéis cinco estrelas aumentaram exponencialmente no centro das grandes cidades.

7. O conceito de viagem e trabalho se amplia com os nômades digitais

Até o momento, turismo e trabalho estavam basicamente vinculados às viagens de negócios. Mas uma das novas tendências é a do nomadismo digital, com pessoas que têm um trabalho que lhes permite mudar de residência em curtos períodos de tempo. Conhecidos como "nômades digitais", costumam se dedicar a empregos relacionados à tecnologia e buscam acomodações econômicas como 'coliving', apartamentos turísticos, hostels ou 'couchsurfing'.