Soluções keyless à medida

As soluções 'sem chave': um fator a mais a favor do crescimento dos alojamentos turísticos

Descubra a solução 'sem chave' que revoluciona o acesso aos alojamentos turísticos

15/02/2022
As soluções 'sem chave': um fator a mais a favor do crescimento dos alojamentos turísticos

Os alojamentos turísticos estão gradualmente recuperando a normalidade perdida com a chegada da pandemia, e os hotéis, apartamentos, casas rurais ou albergues estão cada vez mais pendurando o aviso de sem quartos disponíveis durante os períodos festivos. Especificamente, a modalidade de aluguel de alojamentos aumentou durante a pandemia, e no verão de 2021 a ocupação de apartamentos turísticos ultrapassou os 89%, melhorando o nível de 2019.

Assim como em todos os campos, a irrupção da COVID trouxe um impulso espetacular para a digitalização do setor turístico. Num cenário em que os clientes estão cada vez mais conectados - de fato, já se fala no "viajante tecnológico" - as conhecidas soluções "sem chave" abrem um horizonte de possibilidades graças à tecnologia de gestão remota, que evita a necessidade do proprietário e do hóspede agendarem um encontro para entregar as tradicionais chaves mecânicas.

Assim funciona o controle remoto de acessos nos alojamentos turísticos

Na Omnitec, implantamos há anos este sistema de fechadura e controle de acesso em habitações de férias em todo tipo de alojamentos turísticos, como apartamentos ou redes de casas rurais. Assim funciona o sistema Rent&Pass!

  1. Confirmação da reserva

    Quando a reserva é confirmada, o sistema gera e envia eletronicamente ao hóspede a chave eletrônica (para acessar com seu Smartphone) e/ou o código numérico (para inserir na chegada no teclado da fechadura eletrônica).

  2. Estadia

    Durante todo o período da estadia, o hóspede pode entrar com seu telefone celular ou com o código. Por sua vez, o proprietário do alojamento pode cancelar ou criar novos acessos, bem como consultar o relatório de aberturas.

  3. Fim da estadia

    Uma vez concluído o prazo da estadia, o código ou a chave eletrônica não funcionarão mais. Este será o momento em que o proprietário poderá criar os acessos, por exemplo, para a equipe de limpeza, de lavanderia ou de manutenção.

Quais são as vantagens de uma gestão "sem chave"?

Aumento da segurança

Embora o termo "sem chaves" seja usado, a gestão remota se baseia em uma forma inovadora de acesso, também conhecida como chave digital. Uma das principais vantagens desse sistema em relação ao tradicional é a segurança, pois, entre outras funções, evita o risco de cópia das chaves mecânicas, permite realizar auditorias ou cancelar permissões em caso de perda dos dispositivos.

Sem contato

No contexto da pandemia e seu impacto no turismo, esta solução foi muito bem recebida como método de acesso ao alojamento que minimiza as interações graças à tecnologia sem contato.

Várias possibilidades de acesso

O proprietário tem várias opções para fornecer acesso aos seus hóspedes: desde um simples código numérico até a ativação da chave eletrônica em um aplicativo.

Sem a necessidade de agendar entre proprietário e hóspede

Esta é uma das vantagens mais valorizadas tanto por proprietários quanto por inquilinos. Muit as vezes, é muito difícil agendar um encontro na chegada do cliente, por exemplo, se for durante a madrugada. Da mesma forma, é uma grande vantagem para os proprietários de várias casas rurais ou de apartamentos que encontram dificuldades para conciliar seus horários e estar presentes na hora exata da chegada.

É claro que a gestão remota também é uma opção que está ganhando espaço nos hotéis. Esta tecnologia é instalada normalmente nos hotéis que não possuem recepção 24 horas, para que os hóspedes possam acessar seu quarto sem se preocupar com o horário.

Controle total dos acessos

Estas são as principais vantagens de uma gestão de acessos digital:

  • Gestão em tempo real: por exemplo, se um hóspede cancela sua estadia antecipadamente, você pode apagar os acessos remotamente sem precisar comparecer ao alojamento.
  • Auditorias: os acessos são auditáveis, ou seja, é possível saber qual usuário entrou e em que momento. Algo fundamental em caso de problemas de segurança.
  • Códigos de acesso: o administrador pode criar diferentes acessos com propriedades personalizadas e que podem ser excluídos a qualquer momento.
  • Alertas: é possível ativar alertas para receber informações remotamente sobre qualquer anomalia.

Na Omnitec, somos especializados na implantação desta modalidade "sem chave" tanto em habitações de férias quanto em hotéis. Não hesite em entrar em contato conosco se precisar de mais informações sobre esta solução.