Controlo de acesso a edifícios

Sistema de controlo de acesso a edifícios: 6 razões pelas quais é necessário

Principais vantagens dos sistemas de controlo de acesso a edifícios

22/02/2023
Sistema de controlo de acesso a edifícios: 6 razões pelas quais é necessário

A segurança dos edifícios está cada vez mais ligada aos avanços tecnológicos, com sistemas de acesso baseados em chaves digitais, sistemas biométricos ou tecnologia presente em nossos telefones celulares.

Os hotéis são um dos setores que mais adotaram esses sistemas, mas outros ambientes, como prédios de escritórios ou órgãos públicos, também estão começando a desfrutar das vantagens dos dispositivos de controle mais modernos.

Neste artigo, abordamos quais são as vantagens de ter um bom sistema de acesso em diferentes tipos de instalações:

1. Diferentes dispositivos de controle conforme as necessidades

  • Controle de acesso pedestre: por meio de catracas, portões, roletas ou torniquetes que controlam as entradas e saídas do edifício. Sempre estão ligados a sistemas de segurança para controlar quem tem acesso a cada uma das instalações.
  • Acesso veicular: o acesso ao estacionamento é outro ponto a ser considerado nos sistemas de controle para edifícios. Algumas das credenciais mais comuns são os cartões de proximidade, mas também o reconhecimento de placas.
  • Fechaduras eletrônicas: existem opções tanto para ambientes internos quanto externos, por exemplo, para um prédio de escritórios. As fechaduras eletrônicas instaladas internamente são muito conhecidas nos hotéis, embora também sejam comuns em outros ambientes, como prédios de escritórios, espaços públicos, residências, hospitais ou instituições educacionais.

2. Aumento da segurança em camadas

No final, a segurança de um prédio funciona como as camadas de uma cebola. Por exemplo, uma pessoa que trabalha em um prédio de escritórios pode acessar com seu veículo o estacionamento, em seguida, passar com sua credencial pelos torniquetes da recepção e, finalmente, chegar ao seu escritório ao qual tem acesso por meio de uma chave eletrônica.

O mesmo ocorre em um hotel: se for um estabelecimento sem serviço de recepção 24 horas, o proprietário pode optar por um sistema de controle de acesso com duas camadas: o acesso ao recinto por meio de uma fechadura eletrônica instalada na entrada e, em seguida, o acesso ao quarto.

Até existem sistemas de controle de acesso para elevadores, muito úteis nesses ambientes de férias e nos escritórios.

3. Credenciais que se adaptam aos equipamentos

Depois de estudar essas camadas de segurança, é necessário escolher quais são as credenciais mais adequadas para o fluxo de pessoas que entram no edifício, que às vezes são sempre as mesmas, por exemplo, funcionários; mas em outras varia, com funcionários, fornecedores, visitas comerciais e muitos outros casos. Considerando este ponto, será necessário escolher o tipo de controle de acesso:

  • Sistema de proximidade com tecnologia RFID, que pode estar integrada em cartões, chaveiros, pulseiras e outros dispositivos.
  • Através do telefone celular, com permissões concedidas por meio da tecnologia Bluetooth ou um QR.
  • Sistemas biométricos, como impressão digital ou reconhecimento facial.
  • Teclados com código numérico.
  • Sistema de reconhecimento de placa.

4. Tecnologia para um serviço ágil e seguro

A gestão de acessos ligada a dispositivos de controle tecnológicos oferece grandes vantagens em comparação com fechaduras mecânicas e as clássicas chaves, com risco de perda e de realização de cópias não oficiais.

Com as chaves digitais isso não acontece, já que os acessos podem ser concedidos e retirados a qualquer momento. Um exemplo claro é o controle de acesso em uma empresa: uma vez que o relacionamento de trabalho termina, em questão de segundos é possível cancelar a credencial dessa pessoa.

Além disso, esses sistemas nos permitem todo tipo de configurações, com diferentes níveis de segurança em permissões (por exemplo, um funcionário pode acessar as instalações gerais, enquanto um executivo também pode acessar áreas restritas) ou em horários (o acesso ao escritório pode ser restrito durante a noite).

No final das contas, o objetivo é garantir que as pessoas certas tenham acesso aos lugares corretos no momento adequado.

5. Supervisionar o fluxo de entradas e saídas

Os sistemas de gestão de acesso nos permitem conhecer qual é o fluxo de entradas e saídas, algo que facilita a gestão em momentos de grande movimento. Dependendo do sistema escolhido, a rastreabilidade pode ser máxima, tendo conhecimento de quem realizou as entradas e saídas em um determinado local em um horário específico.

6. Um plano de controle de acesso personalizado

Omnitec Systems acumula mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de fechaduras eletrônicas e controles de acesso. Levando em consideração todos esses fatores e as particularidades de cada ambiente, realizamos um plano personalizado para equipar os edifícios com os dispositivos mais adequados, que garantam o nível de segurança desejado e forneçam as informações necessárias sobre o fluxo de pessoas no prédio.

Se você deseja desenvolver um projeto com essas características, pode entrar em contato com nossa equipe.