Huéspedes, visitantes, proveedores, trabajadores, servicios externos… Os hotéis têm um fluxo heterogêneo de pessoas que torna manter suas instalações seguras um verdadeiro desafio. Infelizmente, não existe um único meio que seja infalível por si só para garantir a segurança das instalações e dos bens encontrados dentro delas.
Na Omnitec, oferecemos soluções para o controle de acesso a áreas comuns, áreas restritas e quartos, bem como cofres para os quartos dos hóspedes. O investimento contínuo em desenvolvimentos tecnológicos torna esses dispositivos cada vez mais seguros, mas sempre enfatizamos que nada por si só é infalível.
Neste artigo, abordamos algumas das medidas de segurança mais importantes que podem ser implementadas em um hotel, sempre conscientes das deficiências que cada sistema pode apresentar por si só, pois, como em tudo na vida, a união também faz a força na segurança.
5 áreas cruciais para a segurança nos hotéis
1. Perímetro e Acessos Exteriores
É o primeiro ponto em que o acesso de pessoas estranhas ao hotel pode ser evitado.
2. Acesso ao edifício
Por mais que tenhamos uma porta principal com o controle de acesso mais avançado do mercado, se tivermos uma porta traseira com o cilindro mais barato, o plano de segurança será comprometido.
3. Áreas comuns
As áreas comuns do hotel são espaços com uma grande variedade de requisitos de segurança, e isso merece atenção especial. Desde a sala de jantar até ao escritório do gerente ou do diretor de segurança, há uma ampla gama de locais com acesso restrito.
4. Elevador
O elevador é frequentemente esquecido nos planos de segurança. No entanto, é o elemento de acesso mais rápido e discreto aos pisos dos quartos.
5. Corredores e quartos
Estes ambientes são os menos transitados e, geralmente, os que têm menos iluminação, apesar de serem os quartos os locais que sofrem o maior número de roubos.
12 dicas de segurança para hotéis
No perímetro e acessos exteriores...
1. Manter as portas fechadas
No perímetro e nas portas de acesso ao recinto, um primeiro nível de segurança é alcançado, por mais óbvio que pareça, mantendo as portas fechadas. Para que isso não cause problemas, essas portas podem ser equipadas com controles de acesso que permitam que hóspedes e funcionários entrem com seu cartão, um código PIN ou com seu smartphone abrindo via Bluetooth.
2. Instalar um sistema de CCTV
Equipar este primeiro ponto de acesso com um sistema de Circuito Fechado de Televisão (CCTV) aumenta significativamente o nível de segurança. Primeiro, pelo alto nível de dissuasão que é alcançado e, em caso de incidente, pela maior possibilidade de identificar possíveis suspeitos.
3. Contar com pessoal de vigilância
Em complexos hoteleiros especialmente grandes, ou em qualquer hotel que deseje um alto nível de segurança, contar também com a presença de pessoal de vigilância formado e titulado fará com que este primeiro ponto de acesso ofereça um bom nível de segurança ao hotel.
Na área de acesso ao edifício...
4. Controle de acessos para o hotel
Tanto a porta principal quanto todas as portas secundárias devem ter seu próprio estudo de segurança e controle de acesso. Para cada porta, existe um tipo de controle de acesso adaptado às necessidades de segurança e, se forem sistemas eletrônicos, também será possível listar as aberturas para saber quem e quando acessou cada porta.
Como complemento, os sistemas de vigilância por CCTV ganham um peso específico importante na segurança interior. São áreas de menor tráfego e permitem gravar a distâncias mais curtas.
Nas áreas comuns...
5. Idealmente, fechaduras eletrônicas
Nesses locais com necessidades tão distintas em relação à segurança, os hotéis utilizam diferentes sistemas de gestão de acessos: desde chaves tradicionais até fechaduras eletrônicas, cilindros eletrônicos, teclados ou sistemas biométricos. São praticamente inúmeras as opções disponíveis.
No entanto, nosso conselho é que, inicialmente, as chaves mecânicas sejam descartadas devido ao risco de perda e cópia que apresentam. Entre os dispositivos eletrônicos, a importância de cada porta deve ser avaliada e o investimento deve ser proporcional à segurança desejada.
No elevador...
6. Credenciais de acesso para o elevador
O acesso ao elevador pode ser limitado principalmente de duas maneiras:
- Substituindo o botão exterior por um leitor de cartões para que apenas pessoas com credenciais ativas possam chamá-lo.
- Limitando os pisos aos quais se pode aceder, dependendo das credenciais. Este segundo sistema ativa apenas os botões ditados pelas credenciais.
Nos corredores e quartos...
7. Boa iluminação
Um espaço bem iluminado é menos atraente para ladrões, pois se sentem mais vulneráveis. Esse aspecto deve ser considerado desde o projeto do hotel, evitando, no entanto, adicionar lâmpadas que aumentem os custos operacionais.
8. A fechadura nos quartos: ponto chave de segurança
A fechadura do quarto é um ponto chave no plano de segurança. Contar com uma fechadura eletrônica tecnologicamente avançada será muito mais seguro do que uma de tecnologia obsoleta e infinitamente mais confiável do que um cilindro mecânico.
Além disso, a possibilidade de auditar a fechadura para saber quem acessou o quarto e se foi feito com um cartão/smartphone de cliente ou de funcionário também é de suma importância. Também poderemos saber quem criou a credencial de acesso a partir do software de gestão.
9. Sistema de videovigilância nos corredores
Os corredores dos quartos são, possivelmente, o local onde os sistemas de CCTV causam um maior grau de dissuasão. Em gravações onde se vê claramente o acesso a um quarto, "o ladrão" tem dificuldade em argumentar que estava apenas passando.
10. Cofre
No interior do quarto, o hóspede confia seus bens, mais ou menos preciosos, à segurança global do hotel. É aqui que ter um cofre pode fazer a diferença no conforto do hóspede. Guardar seus objetos eletrônicos, documentos e outros bens em um cofre do quarto dá ao hóspede a tranquilidade que ele precisa para sua estadia.
Nos cofres, assim como em qualquer outro elemento de segurança, o investimento em modelos tecnologicamente avançados aumenta o nível global de segurança do hotel.
Em modelos mais avançados, são oferecidos recursos de desligamento automático do cofre quando a fechadura do quarto é aberta com um cartão/smartphone diferente do do hóspede. É importante destacar que apenas em casos muito excepcionais e exclusivos, os quartos mais luxuosos do mundo têm cofres com classificação de segurança certificada. Em qualquer caso, todos os hóspedes devem ser informados e oferecer um serviço de custódia de bens de alto valor em um cofre com classificação de segurança certificada localizado na recepção ou em outra área de acesso restrito.
A nível global...
11. Controle de acessos online
Dispor de dispositivos eletrônicos de controle de acesso conectados online trará um benefício adicional à segurança do hotel. Essa conectividade permitirá listar acessos, revogar permissões de usuários ou bloquear o dispositivo, entre outras funções, tudo de qualquer lugar apenas com um smartphone com conexão à internet.
12. Boa gestão das permissões no controle de acessos
Um segundo aspecto que afeta o global da segurança é a gestão de acessos do pessoal, tanto interno quanto externo, e a validade de suas credenciais de acesso. Quanto mais geral forem as permissões de acesso, menor será a complexidade de gestão, de trabalho e de segurança no hotel.
Credenciais de acesso personalizadas de acordo com as tarefas de cada funcionário e do pessoal externo que precisa acessar o hotel resultarão em um maior nível de segurança preventiva e em uma maior facilidade para esclarecer um incidente no plano de segurança.
Para concluir, ressaltamos que a união faz a força, e nada por si só é infalível. Com este artigo, queremos incentivá-los a refletir sobre quão seguros são seus hotéis e avaliar se é conveniente investir em adicionar novas camadas ao seu nível de segurança ou em melhorar as já existentes, se considerarem suficientes.