Tendências da procura turística

A procura por hotéis de luxo e apartamentos aumenta mais de 13% em relação a antes da pandemia

Os hotéis de luxo e os apartamentos de férias ganham peso entre o turismo espanhol

12/04/2021
A procura por hotéis de luxo e apartamentos aumenta mais de 13% em relação a antes da pandemia

¿O que reserva para o turismo espanhol neste verão? Depois de meses de restrições de mobilidade que condenaram o setor ao marasmo, os hotéis e os alojamentos turísticos se preparam para uma temporada incerta em que, se há algo que começamos a conhecer, é que o comportamento dos viajantes mudou com a pandemia.

Desde Omnitec aprofundamos neste artigo em duas novas tendências: o aumento do interesse por hotéis de luxo e por apartamentos turísticos.

Segundo um estudo da Atrápalo sobre as tendências de verão de 2021, a demanda por acomodações de luxo aumentou 13,4% em relação ao verão de 2019, ou seja, o período "pré-pandemia".

Por que o aumento das reservas em hotéis de luxo?

Como indicado pelo estudo do portal de viagens, esse aumento de 13,4% está relacionado ao fato de que o preço médio por noite diminuiu 49%. Ou seja, existe a possibilidade de obter "mais por menos". Isso levou a uma estadia média de até 12 dias.

Especificamente, o preço médio por noite caiu de € 171 em 2019 para € 87 em 2021. Isso é refletido na estadia média, que dobrou: em 2019, era de 6 dias e para este ano pode se estender a 12.

Os hotéis de luxo na Espanha estão relacionados às estrelas atribuídas pela HOTREC (Hotéis, Restaurantes e Cafés), que é o organismo europeu de classificação hoteleira. Os hotéis cinco estrelas se destacam pela amplitude de seus quartos: o quarto duplo tem uma área mínima de 17 m² e o individual de 10 m². O banheiro deve ter banheira e chuveiro e uma área de 5 m².

No quarto, serviços como ar condicionado, telefone, cofre e minibar devem ser oferecidos. Eles se destacam pela qualidade de suas instalações e serviços oferecidos, incluindo recepção 24 horas.

De acordo com o estudo mencionado, as reservas em hotéis cinco estrelas aumentaram 60,5% em relação ao verão de 2019.

Os apartamentos e aparthotéis: outros favoritos dos viajantes

A opção de ter um alojamento individual e não ter que compartilhar nenhum espaço comum com outros viajantes está se tornando uma das mais populares durante a pandemia. Nesse sentido, se continuarmos analisando os dados, há um aumento de 10% nas reservas em comparação com o verão de 2019, momento em que esse tipo de acomodação já era muito popular.

O aumento das plataformas online de aluguel de imóveis tem sido acompanhado pela introdução de sistemas de gestão remota, com os quais os hóspedes podem ter uma fechadura eletrônica 100% segura em seus telefones celulares, sem precisar marcar um encontro com o proprietário ou gerente do apartamento. Aqui você pode saber mais sobre o sistema Rent&Pass da Omnitec para abertura com Bluetooth ou código de acesso.

Para quais áreas os espanhóis viajarão?

Terminamos com o último dado deste estudo: 95,3% do total de reservas de alojamentos são para destinos nacionais. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2019, 9,8% das viagens foram feitas para o exterior, quase um ponto a mais do que no ano anterior e dentro de uma tendência crescente. Este verão, no entanto, as viagens para destinos internacionais não terão tanto peso.

Segundo o estudo da Atrápalo, com pandemia ou não, os destinos de praia e as ilhas continuam sendo os favoritos dos espanhóis (86,5%), seguidos pela montanha e o interior (4,6%) e pelos destinos urbanos (4,2%).