Os hotéis desde 2000 até hoje

As 5 mudanças fundamentais na hotelaria nos últimos 20 anos

Analisamos as mudanças no setor da hotelaria nas últimas duas décadas

23/08/2021
As 5 mudanças fundamentais na hotelaria nos últimos 20 anos

Embora as primeiras formas de turismo remontem à Idade Antiga, as viagens de lazer começaram a ganhar peso no final do século XIX e início do século XX. Desde então, o setor hoteleiro não parou de evoluir junto com um processo de democratização do turismo, passando de ser um luxo burguês para um setor com diferentes opções adaptadas a vários orçamentos.

Se olharmos para trás, para as duas últimas décadas, podemos imaginar que desde o início deste século não mudou muita coisa.

Mas, nada mais longe da realidade, a generalização do uso da Internet e das então novas tecnologias marcaram um antes e um depois nos hotéis do início dos anos 2000 e nos de nossa época.

  1. Digitalização dos principais processos

    Atualmente, a maioria das novas instalações hoteleiras tendem à digitalização: desde as fechaduras eletrônicas para hotéis até o processo de check-in com meios digitais. Estes procedimentos representam uma gestão muito mais eficaz e segura.

    Há 20 anos, era impensável que os hóspedes pudessem chegar de sua viagem no meio da noite e acessar diretamente seu quarto sem passar pela recepção. Hoje, é um processo muito comum em hotéis que não têm serviço de recepção permanente ou naqueles que têm clientes recorrentes que viajam a negócios.

    Com um simples Smartphone, a tecnologia Bluetooth permite esse acesso às pessoas que fizeram a reserva e que receberam a chave digital em seu celular.

  2. Generalização do uso da internet: reservas e transparência

    Há duas décadas, era muito mais comum ligar para o nosso hotel de confiança para fazer uma reserva, encontrar um hotel no próprio destino ou ir a uma agência de viagens para que gerenciasse a estadia. Atualmente, embora muitos viajantes usem essas opções, na Espanha, 37% da população usou a Internet em 2019 para reservar uma viagem ou um hotel. E segundo a Statista, em outros países europeus como a Dinamarca, o percentual subiu para 62%.

    Por outro lado, a presença dos hotéis e alojamentos turísticos nas plataformas da internet - tanto de reservas quanto de opiniões - levou a uma maior transparência, já que os viajantes podem ver imagens antes de chegar, não apenas fornecidas pelo hotel, mas também por aqueles que o visitaram antes.

  3. Irrupção das residências particulares como alojamento turístico

    Embora já existissem algumas experiências pioneiras como o HomeAway ou o Vrbo, o Airbnb revolucionou em 2008 o mundo da hotelaria com um novo conceito. Consiste em oferecer uma plataforma digital que conecta pessoas que querem oferecer suas casas para alugar, com hóspedes interessados. Dessa forma, à vasta oferta de tipos de alojamentos que já existiam (desde hotéis a campings, passando por albergues, hostels ou aluguel de apartamentos) se juntou com força o aluguel de residências particulares, com opções que vão desde grandes vilas até um quarto em uma casa por alguns dias.

  4. A globalização, também no turismo

    O turismo também não escapa da globalização e, há décadas, existe uma tendência crescente de privilegiar os destinos internacionais em relação aos nacionais e locais. Na verdade, como analisa o estudo do INE Espanha em números 2019, em 2016, as viagens nacionais e internacionais estavam quase em pé de igualdade, com os destinos estrangeiros experimentando um grande aumento a partir de então. De qualquer forma, a Espanha foi o segundo país do mundo com maior chegada de turistas estrangeiros em 2017, apenas atrás da França, o que nos dá uma ideia do grau de globalização nesse campo. De qualquer forma, com a irrupção do coronavírus e suas restrições, essa tendência mudou drasticamente.

  5. Alojamentos mais centrados na experiência

    Finalmente, uma das mudanças mais importantes e ao mesmo tempo sutis destas duas décadas foi a preocupação com a experiência do viajante, que está no centro em todos os níveis. Os alojamentos investiram em melhorar o serviço que oferecem aos seus viajantes, conscientes de que um hotel é agora muito mais do que um lugar para pernoitar durante as férias. A inovação tecnológica no setor de hospitalidade tem sido fundamental neste avanço para uma experiência inesquecível, juntamente com outros fatores como sustentabilidade, fidelização de viajantes ou promoção de valores associados à marca hoteleira.