Equipamento em hotéis

5 formas de melhorar a experiência num quarto de hotel

Os pequenos detalhes podem melhorar a experiência dos nossos hóspedes

23/03/2021
5 formas de melhorar a experiência num quarto de hotel

Os viajantes que se hospedam em hotéis e apartamentos de férias estão cada vez mais exigentes, uma tendência que aumentou devido à pandemia. A oferta de acomodações é imensa e, além de um preço razoável, o turista está começando a buscar certa exclusividade. Para fazer com que os hóspedes se sintam especiais para o hotel, não é necessário fazer um grande investimento, basta aplicar algumas pequenas mudanças em que a personalização e a tecnologia compartilham o protagonismo.

Neste artigo, compilamos algumas ideias para melhorar a experiência dos visitantes e transmitir uma imagem impecável num momento em que férias responsáveis estão na lista de desejos de milhões de pessoas. Como preparar nossos quartos para o retorno do turismo? Estas são nossas cinco propostas para agregar valor e nos diferenciarmos:

1. Segurança e tecnologia

No processo de modernização do turismo, muitos hotéis optaram por trocar fechaduras mecânicas por fechaduras eletrônicas. As fechaduras eletrônicas permitem que os hóspedes possam abrir seu quarto com um simples cartão, um código numérico ou com seu próprio Smartphone, graças à tecnologia Bluetooth. Além de garantir a segurança e o conforto dos hóspedes, elas representaram uma medida adicional para reduzir o contato durante a pandemia.

O cofre é outro complemento que agrega valor ao nosso quarto de hotel e melhora a experiência dos hóspedes. Se já contamos com um sistema de abertura eletrônico, o ideal é que o cofre também possa ser aberto da mesma maneira.

2. Conforto com o clássico frigobar

A tendência de passar mais tempo em casa também se reflete nas férias. Os hóspedes tendem a passar mais tempo em sua acomodação e em seu quarto de hotel e menos na rua. Então, por que não oferecer a possibilidade de ter as bebidas e os lanches do frigobar?

3. Kit de boas-vindas

A maioria dos hotéis já mimam seus hóspedes com pequenos detalhes: itens de higiene no banheiro, uma caneta e um pequeno bloco de notas na mesa, chinelos para maior conforto... Atualmente, também é útil oferecer aos turistas material de proteção básico contra o coronavírus, como um pequeno frasco de gel hidroalcoólico que possam levar durante os passeios e máscaras higiênicas para que possam usá-las caso necessário. Certamente, eles apreciarão esse gesto.

4. Quartos com identidade própria

E se dermos um toque de originalidade aos nossos quartos de hotel? Esta tendência ocorre principalmente nos hotéis menores, onde é possível personalizar as estadias com temas variados. Por exemplo, num hotel de montanha, podemos dar nomes aos nossos quartos com os nomes dos picos mais conhecidos. Não soa igual se hospedar no quarto 'Pico Aneto' ou no 'Monte Perdido' do que ficar no 132.

Dentro do quarto, também podemos colocar um detalhe relacionado ao seu nome, como uma pintura ou uma fotografia da montanha. Podemos usar locais próprios da região ou da cidade, mas também temas relacionados à literatura, cinema, arte, música ou natureza. Muitos hotéis e acomodações rurais levaram essa tendência um passo adiante, adaptando o ambiente de toda a acomodação e atraindo um público amante desses motivos.

5. Guia de lugares recomendados

Tradicionalmente, os hotéis não costumavam oferecer pequenos guias do local no quarto, além do mapa. A razão é que na recepção ou na seção de excursões, o hóspede poderia obter informações em primeira mão e tirar todas as suas dúvidas. Mas devido à pandemia, cada vez mais hotéis aderem a essa prática de facilitar as informações turísticas no quarto, algo que já era comum nos apartamentos de férias. Dessa forma, podemos fazer recomendações de estabelecimentos e passeios na área, que os hóspedes podem revisar tranquilamente no quarto.