Controlo de acessos em elevador

As 2 grandes possibilidades ao instalar um controlo de acesso em elevadores

O elevador é um grande esquecido nos planos de segurança. Descubra a sua importância

25/10/2022
As 2 grandes possibilidades ao instalar um controlo de acesso em elevadores

O elevador é frequentemente esquecido nos planos de segurança. Não são muitas as ocasiões em que é solicitado algum tipo de credencial para acessar um determinado andar e, no entanto, é um elemento de acesso rápido e discreto a áreas que podem estar restritas.

O controle de elevadores começou a ser utilizado em instalações muito diversas, como hotéis ou edifícios de escritórios, concedendo permissões para limitar seu uso geral ou o acesso a determinados andares.

No Omnitec, fornecemos soluções de segurança para hotéis, escritórios, shoppings e coletividades, incluindo o controle de acesso para elevadores, comum em edifícios conectados, por exemplo, a um estacionamento. Se esse estacionamento não for exclusivo do hotel ou do prédio, é conveniente instalar um controle de acesso na porta do elevador que permita o acesso ao hall e aos diferentes andares apenas para os hóspedes.

Da mesma forma, em hotéis onde um dos andares não é ocupado por quartos, como escritórios ou o depósito de manutenção, o acesso também pode ser restrito e limitado apenas a funcionários. Em prédios de escritórios, o funcionamento pode ser o mesmo, de forma que apenas os funcionários de uma determinada empresa tenham acesso ao andar onde estão suas instalações.

Controle de acesso para elevadores

O sistema de controle de acesso de elevadores da Omnitec apresenta um design moderno e minimalista.

De acordo com as necessidades detectadas pelo plano de segurança do prédio ou do hotel, estas são as duas opções majoritárias em controle de acesso em elevadores:

1. Substituir o botão por um leitor de credenciais

Na maioria dos hotéis, basta chamar o elevador para acessar os andares dos quartos e o controle do tráfego é confiado ao pessoal de segurança ou da recepção. No entanto, é possível adicionar uma camada adicional de controle substituindo o botão do elevador por um leitor de cartões para que apenas alguém com as credenciais ativas possa acessar. Por exemplo, em hotéis conectados a garagens ou naqueles que têm um restaurante ou cafeteria aberta ao público, fazendo com que pessoas não hospedadas transitem pelo lobby.

Ou seja, para chamar o elevador, é necessário ter um cartão com as permissões habilitadas:

  • Os clientes do hotel recebem esse cartão na recepção ao fazer o check-in, com as permissões para chamar o elevador e para abrir a fechadura eletrônica de seu quarto no hotel. Quando concluem sua estadia, essas permissões são desativadas.
  • Os trabalhadores ou fornecedores também têm um cartão que lhes permite acessar tantos andares quantas permissões lhes foram concedidas.

O sistema de controle de acessos da Omnitec permite o uso do cartão Mifare, mas também da tecnologia Bluetooth dos smartphones, mediante a concessão de permissões, para chamar o elevador. Dessa forma, cada instalação escolhe a forma mais conveniente para seus usuários.

2. Sistema para limitar o acesso a andares

Outra modalidade com a qual é possível melhorar a segurança do acesso é limitar o acesso a determinados andares. Dessa forma, este sistema ativa apenas os botões que as credenciais ditam. Por exemplo, os hóspedes do quarto 504 podem acessar seu andar, o quinto, mas não o quarto. Isso também serviria para que não pudessem acessar o andar onde estão as caldeiras, e apenas os funcionários de manutenção tenham permissão para chegar lá com o elevador.

Esse sistema também é muito útil em blocos de escritórios, permitindo que cada trabalhador chegue ao seu andar, a menos que tenha permissão para usar outros.

Se deseja informações sobre este sistema de controle de acesso que é instalado com intervenção mínima no painel do elevador, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.