Eficiência energética

8 ideias para melhorar a eficiência energética em hotéis

Pequenos gestos para a poupança e respeito pelo planeta

24/01/2022
8 ideias para melhorar a eficiência energética em hotéis

Você sabia que a energia representa entre 10 e 15% do custo operacional total do hotel? Uma quantidade muito alta em termos econômicos, mas que é pequena quando comparada com a pegada de carbono deixada por essas ações, que é de 60%.

Em um contexto de transição energética, cada vez mais os alojamentos estão apostando em melhorar sua eficiência, desde hotéis até todos os tipos de residências.

E é que um hotel é o exemplo perfeito de que um simples gesto conta, tanto no âmbito econômico quanto no relacionado à ecologia. A economia é substancial quando são tomadas medidas como revisar o desperdício de água de todas as torneiras, instalar economizadores nos quartos ou substituir as luzes por sistemas de baixo consumo.

Se tornar um alojamento ambientalmente amigável significa um valor agregado para um novo perfil de viajantes, cada vez mais conscientes da urgência de cuidar do planeta. Algo que se une à redução nos custos econômicos ao apostar, com pequenos gestos ou de forma decidida, em um turismo sustentável.

A seguir, estudamos algumas das ações mais destacadas para melhorar a eficiência energética de um hotel ou alojamento turístico:

1. Substituir as fontes de luz por LED

As lâmpadas LED consomem 80% menos e são as mais duráveis de longe. Representam um investimento maior do que outras opções, mas esse custo é amortizado relativamente rápido, tanto na conta de luz quanto na manutenção.

2. Economizadores em todos os quartos

Na Omnitec também estamos comprometidos com a economia de energia e, por isso, dentro de nossa gama de soluções para hotéis oferecemos os economizadores, os desligadores de energia por excelência que são ativados quando o cartão de entrada no quarto não está na respectiva fenda.

Economizador de energia para hotéis

Em condições de uso padrão, o consumo é reduzido em até 30% com os desligadores de energia simples.

3. Optar por sensores de presença

E se fosse possível aumentar essa economia para 60%? É possível com a linha ECO-SENS, sensores de presença que permitem otimizar o consumo elétrico dos ambientes. Esta tecnologia determina se o ambiente está ocupado ou livre e comunica isso sem fio ao economizador de energia sem fio, que gerencia os relés de saída com base nas informações recebidas. Além disso, os sensores de porta e janela informam ao economizador se estão abertos ou fechados.

Sensor de presença para hotéis

4. Privilegiar a luz natural

Pode parecer um conselho óbvio, mas nem todos os alojamentos aproveitam eficazmente a luz natural. Em muitos espaços, esse aspecto é considerado no momento da construção, com a orientação ou com a instalação de janelas. Embora também possa ser promovido com gestos como instalar cortinas finas junto com as opacas ou persianas.

5. Isolamento térmico adequado

Um isolamento térmico adequado dos telhados e fachadas de um hotel pode resultar em uma economia de mais de 50% no consumo de energia. Além disso, é fundamental para o conforto de nossos hóspedes.

6. Estudar a implantação de energia solar

Os telhados dos grandes hotéis podem ser o local ideal para instalar painéis solares e começar a economizar na conta de luz. Embora seja uma possibilidade interessante para todos os tipos de alojamentos: desde um complexo de apartamentos até uma casa rural. No entanto, é preciso estudar muito bem o projeto para que o autoconsumo fotovoltaico também resulte em uma amortização do investimento razoável.

7. Implementar medidas de economia de água

O gasto de água dos turistas é mais que o dobro do de um local. Está claro que nas férias o cliente não economiza em pequenos luxos como tomar um banho de banheira, mas ao mesmo tempo está cada vez mais consciente de que alguns de seus pequenos gestos podem contribuir para um turismo mais sustentável. Este é o caso das toalhas, já que cada vez mais hotéis estão incentivando os clientes a indicar se desejam ou não trocá-las diariamente. Esta iniciativa tem sido muito bem-sucedida em hotéis ao redor do mundo.

O segundo âmbito de atuação é a manutenção: detecção de vazamentos (uma torneira pingando perde pelo menos 80 litros por dia) ou instalação de redutores de vazão em torneiras ou chuveiros para economizar de 20 a 50% no consumo de água.

8. A Regra dos 3R, também nos hotéis

A regra de Reduzir, Reciclar e Reutilizar é extremamente importante nos hotéis. Por exemplo, cada vez mais estão optando por substituir os 'amenities' por dispensadores de gel, xampu e creme hidratante para evitar o desperdício em monodoses de plástico.

Gostaria que a sustentabilidade fosse um valor agregado a mais em seu hotel? Na Omnitec, podemos ajudá-lo com a instalação de economizadores e sensores de presença, um dos pontos-chave para alcançar a eficiência energética nos alojamentos turísticos. Se desejar mais informações, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.