Modernização de instalações

6 ideias para atualizar o equipamento de um hotel

Tecnologia e respeito pelo meio ambiente são dois dos eixos que lideram as mudanças no setor hoteleiro

26/07/2021
6 ideias para atualizar o equipamento de um hotel

O setor de turismo está em constante evolução. Há anos que se concentra na importância da experiência do viajante, que passou a ser cuidada além de apenas oferecer um destino atraente ou bons serviços. Criar momentos memoráveis para os clientes dos hotéis tem sido um dos grandes objetivos de todo o setor, desde as cadeias de hotéis até os pequenos hotéis ou pousadas independentes que recebem as mesmas famílias a cada ano.

Atualmente, essa melhoria contínua da experiência passa inevitavelmente por dois pontos que os hóspedes valorizam cada vez mais em um alojamento: a tecnologia e o respeito pelo meio ambiente. Por isso, na hora de atualizar o equipamento dos hotéis e das casas de férias, é impossível perder de vista esses dois eixos, que muitas vezes são o foco das subvenções para a melhoria das instalações hoteleiras.

Neste post, oferecemos algumas ideias para modernizar um alojamento a partir de elementos tão clássicos quanto as chaves, o frigobar ou o cofre. ¡Começamos!

  1. Fechaduras eletrônicas que unem tecnologia e design

    A maioria das grandes cadeias hoteleiras já substituiu suas fechaduras mecânicas pelas conhecidas como chaves digitais que, além do famoso formato de cartão, permitem acessar o quarto através do próprio Smartphone do hóspede ou com um código, como se fosse um cofre. Os fabricantes de fechaduras eletrônicas para hotéis, como é o caso da Omnitec, não pararam de inovar para atender às novas necessidades do setor de turismo e Hospitality.

    Cerradura Eletrônica Hotel SLIM

    Um exemplo de inovação é a fechadura OS-SLIM de perfil estreito, um dos modelos com maior projeção no setor hoteleiro por seu design e seu alto perfil tecnológico.

  2. Chaves digitais para facilitar a chegada

    Dependendo do tipo de fechadura eletrônica, ainda é possível utilizar dispositivos de abertura físicos (o cartão MiFare, uma pulseira all-inclusive, um chaveiro...) ou optar por uma chave digital. Atualmente há um grande aumento deste tipo de chaves digitais que permitem abrir a porta do quarto através da tecnologia Bluetooth do telefone celular ou com um código previamente fornecido na reserva. Portanto, é uma excelente solução para os hotéis que não contam com serviço de recepção 24 horas ou para as casas de férias (evitando que o proprietário precise se deslocar para abrir o alojamento).

  3. Registro de viajantes com um clique

    Na Espanha, é obrigatório registrar os dados dos hóspedes do hotel para enviá-los às autoridades. Há anos, existem no mercado aplicativos que permitem realizar o conhecido como registro de viajantes de forma rápida, escaneando digitalmente as informações do documento de identidade e evitando que os hóspedes tenham que preencher um formulário na chegada.

  4. Economizadores de energia para um consumo responsável

    O futuro dos hotéis também deve ser sustentável. Dentro da modernização dos hotéis, é cada vez mais comum incorporar economizadores de energia e sensores para evitar o gasto desnecessário de energia nos quartos.

    Economizador com cartão

  5. Minibares silenciosos e com um consumo menor

    O frigobar no quarto não sai de moda porque oferece um serviço muito valorizado pelos hóspedes. Dentro dos novos modelos de frigobares, trabalha-se para conseguir dispositivos completamente silenciosos que não perturbem o sono dos ocupantes do quarto e, é claro, com uma eficiência energética ótima.

  6. O cofre, também conectado

    De fato, o desenvolvimento de cofres para hotéis também não para de inovar. Além do clássico código numérico, agora também podem ser abertos com a chave digital, ou seja, ativando sua abertura do celular se tiver os devidos privilégios. Modelos como o cofre com Bluetooth EXO incorporam essa tecnologia, especialmente apreciada pelos viajantes a negócios ou pelos mais conectados.

    Cofre para hotel bluetooth EXO