Gestão remota do check-in e check-out no seu alojamento turístico
Se é proprietário de um alojamento turístico, com certeza sabe perfeitamente o quão importante é gerir de forma eficiente processos como o check-in e check-out dos hóspedes. Não é verdade?
E também deve ter notado que, graças à crescente digitalização do setor, a procura aumentou bastante, e os processos tradicionais têm dado lugar a soluções mais inovadoras que permitem uma gestão remota e sem contacto. Por exemplo, a chegada autónoma do Airbnb.
Com este tipo de soluções, é só vantagens: melhoramos a experiência do hóspede e otimizamos o tempo e os recursos do anfitrião. E o melhor de tudo, sem perder um pingo de segurança ou controlo sobre a propriedade.
Neste artigo, explicamos-lhe como implementar a gestão remota do check-in e check-out no seu alojamento e como esta prática pode tornar a sua vida mais fácil assim como a dos seus hóspedes.
O que é a gestão remota do check-in e check-out?
A gestão remota do check-in e check-out é uma solução que permite que os hóspedes entrem e saiam do seu alojamento sem necessidade para si de estar fisicamente presente para a entrega ou devolução das chaves.
Graças à tecnologia, pode automatizar todo o processo de acesso, proporcionando uma experiência muito mais fluida e eficiente para os viajantes e para si.
Este sistema proporciona flexibilidade de horários, reduz a quantidade de tempo que gasta em gerir manualmente as chegadas e partidas, agiliza todo o procedimento e, claro, ajuda a aumentar a satisfação do hóspede.
Vantagens da gestão remota
Como dissemos, a gestão remota do check-in e check-out oferece diversas vantagens tanto para os anfitriões como para os hóspedes, por exemplo:
- Maior conforto para os hóspedes. Com a possibilidade de fazer o check-in a partir do seu telemóvel, os hóspedes já não têm de esperar na receção. O mesmo ocorre com o check-out, que podem fazer de forma autónoma.
- Maior flexibilidade. Além disso, os hóspedes podem gerir a sua chegada e partida em qualquer momento, sem depender de horários pré-definidos.
- Redução das despesas. O processo tradicional de entrada e saída exigia sempre pessoal disponível para executar determinadas tarefas em horários específicos. O melhor de implementar soluções automáticas e remotas é que esta necessidade é eliminada, permitindo que o proprietário se concentre noutros aspetos da gestão que são mais importantes.
- Segurança melhorada. Com o uso de fechaduras eletrónicas, pode controlar rigorosamente quem entra e sai da sua propriedade sem ter de se preocupar com a perda de chaves, bem como definir códigos temporários que só serão válidos durante a estadia dos hóspedes.
Como implementar um sistema de gestão remota no seu apartamento
Existem diferentes tecnologias que pode usar para implementar a gestão remota do check-in e check-out na sua propriedade de forma segura, embora entre as mais completas estejam as aplicações de gestão de acessos.
Na Omnitec, por exemplo, desenvolvemos a app Rent&Pass que, juntamente com as nossas fechaduras eletrónicas e/ou controlos de acesso, é uma ferramenta perfeita para ajudá-lo a otimizar a gestão e manutenção do seu alojamento turístico. Também é ideal para pequenos hotéis sem receção, casas rurais e hotéis boutique.

Rent&Pass PRO: a solução avançada para uma gestão otimizada
E se está à procura de um controlo ainda mais detalhado e avançado sobre os processos de check-in e check-out, a versão Pro do Rent&Pass é a melhor alternativa com a qual pode contar.
Além de todas as funções padrão que o Rent&Pass já oferece, esta versão incorpora características adicionais que lhe permitem ter uma gestão mais completa e personalizada do seu estabelecimento.
Quais são elas? Vejamos:
- Check-in avançado. A versão PRO facilita o registo dos hóspedes, atribuindo datas e horários às suas reservas e conectando diretamente os seus dispositivos com as suas credenciais de acesso.
- Calendário de acesso. Também inclui um calendário visual que permite gerir as credenciais dos hóspedes e funcionários de forma muito mais clara e organizada. Este calendário oferece um acesso direto ao check-in, o que agiliza ainda mais o processo.
- Gestão avançada do pessoal. Com o Rent&Pass PRO, pode gerir detalhadamente o acesso dos funcionários. Além disso, é possível definir diferentes funções de acesso para os membros da equipa, com a opção de atribuir acessos permanentes a determinados perfis.
Com a Omnitec, transforme a experiência dos seus hóspedes
Como pode ver, se pretender melhorar a experiência dos seus hóspedes, otimizar o seu tempo e oferecer um serviço mais seguro e flexível, deve apostar na gestão remota do check-in e check-out do seu alojamento turístico.
Claro, tente fazê-lo selecionando a tecnologia adequada, confiando num aliado como a Omnitec Systems. Ao longo de mais de 15 anos, na Omnitec ajudamos muitos estabelecimentos na sua modernização e adaptação às expectativas atuais do mercado. Se quiser, o seu pode ser o próximo.
No final, não se trata apenas de tornar as coisas mais fáceis para si como proprietário, mas sim de garantir uma experiência de alojamento mais confortável, segura e moderna para os seus hóspedes. Não pense mais, entre em contacto connosco!