As fechaduras eletrônicas podem ser de grande utilidade nas escolas, locais onde transita um grande número de alunos e funcionários com necessidade de acesso a diferentes lugares.
Além das escolas, a solução do controle de acesso por meio de fechadura eletrônica é extensível a qualquer ambiente educativo: creches, universidades, institutos, escolas de idiomas ou academias.
Focando no caso das escolas, as fechaduras eletrônicas da Omnitec têm sido a solução para dezenas de centros educacionais que tinham duas preocupações principais:
- Segurança: aumentar a segurança das instalações e poder controlar que as salas estejam fechadas quando não há pessoal responsável, com o objetivo de garantir a integridade dos bens dos alunos e das instalações.
- Organização: alguns centros educacionais podem ter centenas de fechaduras, o que dificulta o trabalho dos responsáveis. Às vezes, o porteiro precisa carregar uma dúzia de chaves consigo ou os professores precisam carregar várias diferentes.
Como é realizada a instalação de fechaduras eletrônicas?
Em muitos desses casos, a solução mais prática tem sido a instalação desses dispositivos que permitem que cada funcionário da escola possa se movimentar com apenas um cartão que, de acordo com suas permissões, lhes dará acesso a algumas instalações ou outras.
Essa solução tão comum e amplamente implantada nos hotéis permite substituir as fechaduras de chave por eletrônicas com um processo de instalação simples, que na imensa maioria dos casos não requer a troca da porta.
O acesso pode ser regulado de três maneiras diferentes:
- Com cartão de proximidade: muito comum em ambientes educacionais, basta aproximar o cartão (também pode ser pulseira ou chaveiro) da fechadura eletrônica.
- Com código numérico: a senha numérica também é comum em escolas e institutos.
- Com tecnologia Bluetooth: terceira opção disponível, via Smartphone.
Vantagens das fechaduras eletrônicas em escolas
Adeus às chaves metálicas
Como acontece com as chaves físicas, nem todo o pessoal precisa ter acesso aos mesmos lugares da escola. O mesmo acontece com as fechaduras eletrônicas, com a ressalva de que a forma de acesso já não consiste em um grande molho de chaves, mas em um único cartão.
Gestão de permissões
O pessoal autorizado para isso (equipe de direção, porteiro, administração, etc.) pode conceder diferentes níveis de permissões às pessoas que portarão um cartão. Por exemplo, abrir as salas de aula e o ginásio. Da mesma forma, os horários podem ser delimitados para evitar que a sala fique aberta sem a presença de pessoal responsável. Se alguém perder um dos cartões, basta eliminar as permissões, sem a necessidade de trocar a fechadura como acontece com a perda das chaves metálicas.
Registro auditável
Esses sistemas permitem contar com registros auditáveis de quem acessa os espaços, com data e hora.
Diferentes níveis de segurança
Em uma mesma sala podem existir diferentes níveis de segurança: porta de acesso, saída de emergência, armário de material, armários para alunos, kit de primeiros socorros, etc.
Possibilidade de integrar armários
Nesse sentido, na Omnitec também oferecemos a possibilidade de instalar fechaduras para armários e outros tipos de mobiliário ou até mesmo outros tipos de sistemas de controle de acesso e presença.
Para mais informações sobre as fechaduras eletrônicas em escolas e suas possibilidades, não hesite em entrar em contato com a equipe da Omnitec para que possamos estudar a viabilidade no caso da sua escola.