Possivelmente esta é a pergunta mais recorrente que nos fazem os fabricantes de fechaduras eletrônicas de hotel em feiras, eventos, visitas ao showroom ou por telefone. De partida, não existe uma resposta única. Muitos arquitetos e proprietários de hotéis são guiados por modas, pela tecnologia mais avançada ou pela marca mais "cool" do setor.
Na Omnitec, gostamos de aconselhar com sensatez e bom senso, e guiar o cliente até um modelo de fechadura eletrônica que se ajuste às suas necessidades atuais e futuras, em função do seu potencial de crescimento, e que, ao mesmo tempo, proporcione uma gestão ágil e simples. Não devemos esquecer que a fechadura eletrônica dos quartos nunca deveria supor uma sobrecarga nas tarefas diárias de um hotel.
Neste artigo, mostramos os diferentes aspectos de uma fechadura eletrônica tanto por suas características técnico/tecnológicas como por seu modelo de gestão e sua experiência de uso. Com este mix de fatores, cada hotel poderá definir o que precisa e o que deseja oferecer aos seus hóspedes, e fazer uma escolha acertada do modelo de fechadura eletrônica.
Abertura da fechadura eletrônica do hotel
As primeiras fechaduras eletrônicas de hotel utilizavam como meio de abertura cartões com chip ou com banda magnética. A fragilidade e a problemática desses sistemas os fizeram cair em desuso a favor de tecnologias sem fio mais confiáveis e seguras.
A gama Omnitec de fechaduras eletrônicas de hotel compreende modelos com abertura por proximidade RFID, por Bluetooth via celular e por código numérico.
Vejamos em detalhe o que cada sistema de abertura aporta à fechadura eletrônica:
Proximidade RFID
É a tecnologia mais difundida em todo o mundo. A fechadura lê de forma sem fio as credenciais pré-gravadas no cartão do hóspede ou do funcionário e abre, ou não, em função dessas credenciais. O circuito está incorporado no suporte de abertura (cartão, chaveiro, pulseira tudo incluído, etc), não ficando exposto a desgastes nem quebras como ocorria com os cartões de chip ou banda magnética.
Bluetooth
A abertura e gestão da fechadura eletrônica via Smartphone veio para ficar, e crescer, em um setor como o hoteleiro que tanto se preocupa em melhorar a experiência do cliente. A principal vantagem está no fato de que o hóspede recebe a chave mesmo antes de sair de casa e permite fazer o check-in on-line. Este serviço adicional proporciona ao hóspede acesso direto ao quarto e evita esperas desconfortáveis e cansativas no balcão de recepção do hotel.
Teclado numérico
O hóspede acessa o quarto digitando um código PIN que o hotel lhe forneceu durante o processo de reserva (à confirmação, após o pagamento, na chegada ao hotel, etc.). As fechaduras eletrônicas com teclado oferecem uma experiência de uso simples e conveniente na qual os hóspedes do hotel não dependem de suportes físicos, Smartphone ou outros meios de abertura.
Gestão das fechaduras eletrônicas do hotel
Após a inicialização do hotel, as tarefas cotidianas de gestão e manutenção das fechaduras eletrônicas, e do resto dos controles de acesso, são realizadas pelo pessoal de recepção e de manutenção. Por este motivo, implementar um sistema de gestão ágil, eficiente e com processos simples é um aspecto-chave para o bom funcionamento da operativa de controle de acessos do hotel.
Na Omnitec, oferecemos dois sistemas de gestão claramente diferenciados. A idoneidade de um ou outro sistema de gestão de acessos é determinada, principalmente, pelo volume de quartos e hóspedes a gerir.
Software de controle de acessos e acessórios de gestão
O software OS ACCESS da Omnitec, instalado em um servidor ou em um PC, atua como elemento central na gestão do plano de acessos do hotel e se complementa com uma série de acessórios periféricos auxiliares.
Um computador com gravador de cartões e uma impressora de cartões de PVC são os acessórios básicos para a personalização dos cartões de acesso. O software OS ACCESS administra e monitora o histórico de aberturas e fechamentos, configura e atualiza as fechaduras eletrônicas, gerencia os usuários, define as zonas de acesso, etc.
Terminal de gestão autônomo
Uma alternativa ao software de controle de acessos é o terminal de gestão autônomo TA 10 NFC, que permite realizar tarefas de controle de acessos de maneira independente, sem necessidade de ter um PC conectado, pois conta com uma interface intuitiva touch screen.
Com o TA 10 NFC, é possível configurar as fechaduras eletrônicas, cadastrar novos usuários, fazer mudanças no plano de acessos, monitorar o histórico de aberturas e fechamentos, etc. De forma rápida e sem necessidade de aprendizagem, o TA 10 NFC guia o usuário durante todo o processo.
A escolha entre um ou outro sistema de gestão dependerá da política de acessos do hotel e do perfil do seu cliente. Para um hotel pequeno ou médio com pessoal reduzido, um terminal de gestão autônomo pode ser uma solução mais flexível e de custo menor que um software de controle de acessos.
Experiência de uso da fechadura eletrônica do hotel
Uma fechadura eletrônica de hotel não só deve ser segura e fácil de usar, mas também deve proporcionar uma experiência de uso agradável ao hóspede. O sistema de abertura, seja ele por cartão, por Smartphone ou por teclado numérico, não deve gerar dúvidas nem inseguranças, mas ao contrário, deve ser fluido e intuitivo. Não devemos esquecer que a primeira impressão do hóspede ocorre quando abre a porta do seu quarto.
Na Omnitec, desenvolvemos um sistema de abertura e fechamento das fechaduras eletrônicas de hotel que é, ao mesmo tempo, seguro, ágil e intuitivo, e oferecemos uma ampla gama de produtos que se adaptam às necessidades e à política de acessos de cada hotel.
Os modelos de fechaduras eletrônicas de hotel Omnitec são personalizáveis para se adaptarem à decoração e ao estilo do hotel, sendo oferecidos em diferentes acabamentos e designs, inclusive com possibilidade de personalização.
Conclusão
Como vimos, a escolha do modelo de fechadura eletrônica do hotel dependerá de muitos fatores que devem ser avaliados pelo proprietário do hotel ou pelo arquiteto responsável pelo projeto do hotel. A tecnologia utilizada, o modelo de gestão e a experiência de uso são três dos fatores mais importantes a considerar na hora de decidir por uma fechadura eletrônica de hotel. Em todo caso, na Omnitec estaremos sempre à disposição dos nossos clientes para oferecer assessoramento e conselhos em todos os passos do projeto de fechaduras eletrônicas de hotel.
Fonte: Omnitec Systems