Eficiência energética

A eficiência energética em hotéis: Por que é tão importante?

Uma poupança importante na fatura e um gesto crucial para o meio ambiente

10/12/2021
A eficiência energética em hotéis: Por que é tão importante?

Eficiência energética, sustentabilidade, luta contra a mudança climática. Estas palavras estão cada vez mais de mãos dadas com o setor de turismo, consciente da necessidade de contribuir com medidas em todos os aspectos para mitigar a ameaça representada pela mudança climática.

A escassez de água, a perda de biodiversidade ou a degradação dos destinos turísticos são questões que preocupam um setor cada vez mais comprometido em alcançar a eficiência energética, algo não apenas benéfico para o planeta, mas também para o seu bolso.

Conforme indicado por este estudo da Organização Mundial do Turismo, o setor de turismo contribuiu aproximadamente com 5% do total de emissões de CO2 causadas pelo ser humano em 2005. E embora o maior componente fosse o transporte (75%), o alojamento também deixou sua marca em 21%.

Chegando a este ponto: que ações são possíveis no setor hoteleiro para economizar energia? Vamos nos deter em alguns dos benefícios-chave:

1. Hotéis mais sustentáveis: como reduzir o impacto do turismo

Algumas pequenas ações, multiplicadas centenas e milhares de vezes, podem contribuir de forma muito mais eficaz para a conservação do meio ambiente. Estas são algumas das boas práticas dos hotéis sustentáveis:

  • Construção sustentável e orientada para a economia de energia.
  • Consumo de energias renováveis.
  • Reciclagem e reutilização.
  • Redução do uso de produtos, por exemplo, substituindo os 'amenities' dos quartos por dispensadores, que permitem evitar as monodoses.

2. Economia de até 60% no consumo elétrico

Existem elementos criados ad hoc para reduzir os gastos de energia e aumentar o conforto nos hotéis, como os economizadores e sensores, que cortam os suprimentos necessários quando não detectam presença no quarto. Desta forma, evitam-se os possíveis descuidos com luzes, aquecimento ou ar condicionado na ausência do hóspede, que representam um custo importante ambiental e econômico.

Na Omnitec, trabalhamos com dispositivos de economia de energia que permitem aos hotéis e coletividades alcançar uma economia de até 60% no consumo elétrico. Eles vão desde os clássicos economizadores nos quais se insere o cartão de abertura para avisar da presença, até os sensores sem fio de presença, porta e janela.

3. Economia econômica nos suprimentos

A economia de energia se reflete na conta de luz, uma parte importante das despesas nos hotéis e nos alojamentos turísticos. Além dos economizadores, pequenos gestos como substituir as lâmpadas por luzes LED podem permitir uma redução de até 80% no consumo. Por outro lado, também existem sistemas de aproveitamento de água. Por exemplo, a instalação de torneiras automatizadas, com as quais é possível economizar até 50% no desperdício de água.

4. Alinhamento com os ODS da Agenda 2030

Ação pelo clima, produção e consumo responsáveis, cidades e comunidades sustentáveis ou criação de oportunidades de trabalho para os jovens. O turismo e, em particular, os hotéis podem contribuir para a Agenda 2030 e para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento. Um deles, a ação pelo clima, toca diretamente o assunto da eficiência energética. Esta redução do uso de energia nos hotéis muitas vezes também se enquadra nas ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das empresas hoteleiras.

5. Rumo a um turista comprometido com o meio ambiente

O turista da nossa década não apenas está mais conectado e é mais propenso a usar tecnologia, mas também busca um turismo mais sustentável e mais respeitoso com o meio ambiente. Desta forma, não apenas aceitará as pequenas mudanças, mas também as apreciará.

Por exemplo, os hóspedes recebem muito bem as mensagens em que são solicitados a deixar no chão apenas as toalhas que precisam ser trocadas para economizar água. Se puderem continuar usando-as, podem mantê-las.