Transformação digital

A digitalização: uma necessidade no setor hoteleiro

Somos conscientes da importância da transformação digital nos hotéis?

10/08/2021
A digitalização: uma necessidade no setor hoteleiro

O processo de digitalização pelo qual o setor do turismo avançava foi impulsionado, em tempo recorde, pela crise sanitária mundial do coronavírus. Por isso, numerosos estudos indicam que a criação de hotéis com um perfil digital mais forte será uma das principais chaves para recuperar os dados anteriores à irrupção da COVID-19, quando o setor turístico representava na Espanha 12% do PIB, assim como 10,4% do PIB mundial.

A colocação da tecnologia a serviço dos viajantes não será o único fator a ser considerado para um futuro mais próspero do turismo: os alojamentos terão que trabalhar em outros aspectos como a sustentabilidade.

A tecnologia: de ser algo circunstancial a se tornar um hábito

De acordo com o relatório sobre Digitalização do Turista elaborado pelo Instituto de Digitalização do Turismo, a atividade digital se impôs como hábito nestes meses, algo que sem dúvida marca a relação da tecnologia com os viajantes naquilo que já conhecemos como "nova normalidade".

Diante da preocupação com a possível insegurança e burocracia durante as estadias nos alojamentos turísticos, 52% dos entrevistados para este relatório acharam que os meios tecnológicos poderiam ser a solução para amenizar essa preocupação. Por isso, desde o estudo destacam a importância da automatização para reduzir o contato com os hóspedes e recomendam apostar em meios digitais.

Alguns exemplos para avançar nessa direção

  • Fechaduras eletrônicas nos hotéis e alojamentos turísticos para evitar as chaves tradicionais e substituí-las por chaves digitais, que vão desde cartões até o próprio Smartphone do cliente, o que evita completamente o contato.
  • Check-in online e registro sem contato. O registro dos dados dos viajantes é um requisito obrigatório na Espanha e em muitos outros países. Para isso, é necessário manipular o passaporte ou o documento de identidade do viajante para extrair as informações pertinentes. Felizmente, a tecnologia também ajuda nesse sentido e é possível obter dispositivos e aplicativos para escanear diretamente esses dados de forma rápida e sem ter que tocar nos pertences dos hóspedes.
  • Gestão remota de alojamentos nos casos em que o proprietário não possa ir à habitação de férias naqueles momentos para fazer o check-in ou nos hotéis que não têm recepção 24 horas. Sistemas como o Rent&Pass permitem ao proprietário do apartamento turístico ou do hotel enviar uma chave eletrônica ao hóspede com uma validade ajustada à reserva contratada.

A tecnologia, fundamental na recuperação

Analisamos agora o relatório A resposta do setor turístico ao coronavírus, da Minsait no qual a tecnologia é colocada como elemento fundamental na recuperação do turismo após a crise sanitária e econômica.

Segundo essa análise, vão predominar 5 tendências:

  • A comunicação assistida com o cliente a partir de Inteligência Artificial (IA)
  • A personalização do serviço graças a plataformas de Internet das Coisas (mais conhecido por suas siglas IoT)
  • Inovação financeira com métodos de pagamento alternativos
  • Automatização de processos e redução dos custos operacionais com a automação robótica de processos (RPA)
  • Promoção da cibersegurança

Aprender com o cliente através de sua pegada digital

A tecnologia não é apenas aliada da segurança e da confiança dos hóspedes: também pode ajudar a oferecer experiências mais satisfatórias ao novo perfil de viajante, "permanentemente conectado". Além da cibersegurança, IoT, os novos meios de pagamento ou a robótica, a gestão de dados será outro fator-chave no futuro do turismo.

Atualmente, a maioria dos viajantes se informa online e, embora nem todos reservem por essa via, a Internet se tornou indubitavelmente um dos principais canais na hora de contratar serviços turísticos. Nesse sentido, o setor pode aprender muito sobre o comportamento e as preferências dos viajantes, tanto a nível global como a partir de pequenos ambientes, como os dados que podem ser obtidos através do aplicativo do hotel.

Em resumo, não há mais dúvidas de que a digitalização do setor turístico será uma vantagem competitiva para aquelas empresas que investirem em melhorar os serviços através da tecnologia. Agora, a questão é conseguir isso sem deixar de lado outros objetivos, como um turismo cada vez mais sustentável e acessível a todos os