Os avanços tecnológicos favorecem grandemente o aumento da segurança nos edifícios. A melhor prova disso é o desenvolvimento das fechaduras eletrónicas e dos controles de acesso, formados por sistemas cada vez mais fiáveis e com maiores prestações. Nesta publicação, explicamos em que consistem e quais são as principais diferenças e semelhanças entre ambos os mecanismos.
O que é uma fechadura eletrónica?
Ao contrário dos modelos mecânicos tradicionais, as fechaduras eletrónicas funcionam com um sistema eletromecânico que possibilita abrir e fechar portas mediante o bloqueio/desbloqueio do trinco. Entre as múltiplas vantagens destes dispositivos destacam-se a sua segurança e facilidade de uso.
Este tipo de fechaduras são muito mais difíceis de forçar do que as convencionais, oferecendo assim níveis de confiança muito superiores, tanto a utilizadores particulares como a proprietários de estabelecimentos diversos. Além disso, como não é necessária a presença de chaves, já não existe o risco de as perder e ter de trocar a fechadura, o que implica uma poupança de dinheiro.
O que é um controle de acessos?
Trata-se de sistemas tecnológicos que servem para regular a entrada de pessoas em diferentes áreas, geralmente de uso coletivo, garantindo apenas a presença de sujeitos previamente autorizados no seu interior. Por sua vez, permitem ter um registo horário dos fluxos de acesso sem necessidade de contratar pessoal de vigilância física.
Os controles de acesso são instalados, por exemplo, em entradas principais ou garagens, com o objetivo de regular o acesso às áreas comuns de hotéis, ginásios, escritórios, condomínios ou apartamentos turísticos. Desta forma, apenas os indivíduos devidamente autorizados poderão aceder a piscinas, salas de exercício, cacifos, balneários, garagens ou elevadores.
Diferenças e semelhanças entre as fechaduras eletrónicas e os controles de acesso
O principal fator diferenciador é que as fechaduras eletrónicas são destinadas a espaços mais restritos (reservados a um número reduzido de pessoas), como por exemplo os quartos de hotel. Por outro lado, os controles de acesso são usados em espaços com um volume de tráfego superior, como edifícios institucionais ou centros de lazer e desportivos.
No entanto, ambos os mecanismos partilham desenvolvimentos tecnológicos e um mesmo propósito: ajudar a aumentar a segurança de todos os tipos de espaços. Além disso, graças à conectividade entre o bluetooth dos dispositivos e as redes wifi dos edifícios (através de Gateways), tanto as fechaduras como os controles de acesso podem ser monitorizados online de forma remota, através de um computador ou de um smartphone.
Tipos de fechaduras eletrónicas e controles de acesso
Nos últimos anos, os fundamentos tecnológicos das instalações têm vindo a evoluir, proporcionando níveis de fiabilidade e segurança nunca antes vistos. Atualmente, estes são os modelos de fechadura eletrónica e controle de acesso mais eficientes do mercado:
Teclado numérico
Esta modalidade dispõe de um teclado que ativa o mecanismo de abertura através da introdução de um código numérico ou PIN. A sua principal vantagem é que evita a preocupação com possíveis roubos ou perdas, pois basta memorizar a senha para poder entrar.
Proximidade MiFare RFID
É o tipo de dispositivo mais utilizado em hotéis e espaços de trabalho. Funcionam com tecnologia de proximidade MiFare baseada em RFID e um objeto previamente carregado com credenciais. Para ativar o mecanismo, basta aproximar o suporte da fechadura eletrónica ou do controle de acesso. O mais comum é ser um cartão, mas pode ter qualquer formato (pulseira, chaveiro, etc.).
Bluetooth
São os modelos mais avançados. Utilizam a tecnologia bluetooth para permitir a abertura com uma app de smartphone, o que é especialmente útil para reservas de hotel e alojamentos turísticos, pois permite fazer o check-in online e evita tempos de espera desnecessários na receção.
Um dos benefícios mais significativos destes dispositivos é que podem integrar várias soluções tecnológicas ao mesmo tempo. Assim, vários modelos combinam a abertura via bluetooth com a abertura mediante cartão de proximidade MiFare ou código numérico, para que cada utilizador possa escolher o método que lhe seja mais conveniente. O controle de acesso ou as fechaduras eletrónicas EVO e Gaudi 2 são alguns exemplos.
Os requisitos de segurança dos edifícios variam em função das suas características espaciais e organizativas. Se estiver interessado em instalar fechaduras eletrónicas ou controles de acesso com a melhor relação qualidade-preço para o seu estabelecimento, não hesite em contactar-nos. Forneceremos a informação necessária para garantir a proteção dos seus espaços.