Fechaduras eletrónicas em residências

Controlo de acessos em lares de terceira idade: Em que consiste?

As fechaduras eletrónicas: uma solução prática em centros para idosos

18/10/2021
Controlo de acessos em lares de terceira idade: Em que consiste?

Um dos grandes desafios das residências para idosos é oferecer aos residentes e às famílias a segurança necessária, especialmente diante do risco de fugas. Nestes ambientes, é comum que parte dos residentes possa ter algum comprometimento cognitivo, demência senil ou sofra de uma doença como Alzheimer, o que pode levá-los a tentar sair do local sem supervisão.

As casas de repouso são também espaços com muito tráfego de pessoas, entre residentes, trabalhadores, familiares e amigos, fornecedores ou pessoal externo que visita pacientes ou organiza atividades. Por isso, as residências frequentemente contam com um sistema de controle de acesso, assim como os conhecidos "sistemas de controle de errantes", que às vezes são instalados em alguns centros, embora não sejam tão comuns.

Como funciona o controle de acesso em residências para idosos?

As fechaduras eletrônicas são adaptadas para centros de saúde como hospitais e clínicas, assim como para centros residenciais e de atividades para idosos, como casas de repouso ou centros de dia.

Para o controle de entradas e saídas são usadas as fechaduras eletrônicas, com um sistema de funcionamento similar ao de um hotel, mas com a particularidade de que geralmente não são configuradas para estadias curtas. Esses elementos, que já têm um alto grau de implantação em hotéis, também são extremamente úteis em residências, onde são os funcionários que geralmente têm as "chaves" de acesso.

Os dispositivos que permitem a abertura podem ser um Smartphone através de Bluetooth, uma senha numérica ou um cartão de proximidade, que é o mais utilizado nesses casos.

Dessa forma, cada funcionário tem um cartão com uma série de acessos configuráveis dependendo de suas funções e necessidades. Rapidamente, o administrador pode conceder mais acessos ou até mesmo conceder um acesso pontual por algumas horas.

Como particularidade nos centros para idosos, existem nuances de produto, como portas que se fecham automaticamente em poucos segundos ou que são parametrizáveis com horários de bloqueio.

Vantagens do sistema de controle de acesso em residências para idosos

A modernização dos acessos nesses espaços por meio de fechaduras eletrônicas resulta em vários aspectos:

Segurança

Esses sistemas podem ser programados para fechar em poucos segundos, evitando assim fugas de residentes por descuido. Além disso, permite que cada funcionário tenha acesso apenas às áreas designadas e é possível contar com um registro de entradas e saídas. Não é possível fazer cópias como nas chaves convencionais e para retirar a chave de alguém basta apagar os acessos.

Também existem fechaduras de mobiliário, que permitem gerenciar o acesso a armários, guarda-volumes, gavetas, kits de primeiros socorros ou carrinhos de medicamentos e curativos. Dessa forma, o material sanitário sensível ou os prontuários clínicos ficam bem protegidos e, em caso de algum problema, há registro dos acessos.

Conforto

Em centros maiores, é muito comum o problema de cada funcionário ter que carregar um enorme molho de chaves para atender todas as necessidades do dia a dia. Uma grande vantagem desse sistema é que tudo pode ser unificado em um cartão que concede ao funcionário permissão para entrar em todos esses lugares para os quais antes era necessário ter uma chave individual para cada um deles. Para isso, basta fazer algumas pequenas alterações no sistema de travamento da porta, inserindo um componente eletrônico.

Configuração

Finalmente, esses sistemas de fechaduras eletrônicas para residências destacam-se pelo seu alto grau de configuração. Por exemplo, em residências com pessoas bastante independentes, cada residente pode ter uma chave que lhe permita acesso ao centro, ao seu quarto e às áreas comuns. Por outro lado, se for um centro com pessoas dependentes, elas serão acompanhadas pelo pessoal que permitirá que elas acessem as diferentes áreas comuns ou o quarto, que geralmente permanece aberto nesses casos.

Se precisar de mais informações sobre esse tipo de instalação, não hesite em entrar em contato com a equipe da Omnitec para conhecer todos os detalhes da instalação.