Chave digital em residências universitárias

Controlo de acesso para residências de estudantes. Opções e vantagens.

As fechaduras eletrónicas: uma solução para as residências de estudantes

16/12/2021
Controlo de acesso para residências de estudantes. Opções e vantagens.

O controle de acesso nas residências estudantis pode representar um desafio devido às suas particularidades: elas possuem várias áreas comuns, além dos quartos dos residentes. Felizmente, a evolução no controle de acesso permite que a tecnologia ofereça uma solução tão simples quanto segura: a chave digital para residências.

¿Como funciona o controle de acesso em residências?

As credenciais de acesso mais comuns para residências estudantis são:

  • Cartões de proximidade Mifare: basta passar o cartão pelo leitor para que o acesso seja aberto, substituindo a chave mecânica tradicional. Em caso de perda de um dos cartões, é possível cancelá-lo imediatamente, algo impossível de controlar com uma chave física.
  • Smartphone: funciona como chave digital graças à tecnologia Bluetooth. Da mesma forma, basta aproximar o celular do leitor nos tornos ou na porta com fechadura eletrônica do quarto. Embora seja muito mais fácil um aluno perder suas chaves do que seu Smartphone, neste caso, bastaria cancelar suas credenciais.

No Omnitec, oferecemos diferentes tipos de soluções para as residências universitárias, dependendo do nível de controle que desejam implementar:

  1. Controle de acesso por meio de tornos e chave digital

    Na recepção, os residentes devem passar suas credenciais por um controle de acesso pedestre, normalmente, uns tornos. Desta forma, toda pessoa não autorizada deverá se apresentar na recepção ou portaria para justificar seu acesso. A isto se soma o uso da chave digital para acessar certas áreas comuns e, claro, o próprio quarto.

  2. Controle de acesso por meio de chave digital

    Em muitos projetos nos quais o número de residentes não é muito grande e que contam com recepção ou portaria na entrada, opta-se simplesmente pela chave digital. Desta forma, os residentes podem acessar com seu cartão ou telefone celular seu quarto e as áreas comuns que permanecem fechadas.

    Falamos de cozinhas compartilhadas para grupos de residentes, lavanderia, academia, biblioteca... Uma das características interessantes para as residências estudantis é que é possível programar os acessos por horários. Por exemplo, é possível restringir o acesso dos residentes a áreas comuns como as mencionadas durante a noite. Desta forma, apenas as pessoas autorizadas a entrar nesse horário, normalmente os funcionários, podem fazê-lo.

Vantagens da chave digital em residências

Fácil gestão das credenciais

Em apenas alguns segundos, o pessoal da recepção pode cadastrar o cartão de um aluno ou excluí-lo se terminar sua estadia. Com o mesmo cartão (ou com o celular) ele pode acessar tanto a área principal quanto seu quarto. Da mesma forma, os funcionários podem acessar diferentes áreas com um único cartão, com diferentes permissões de acordo com sua tarefa.

Resposta rápida diante da perda de chaves

Nas residências estudantis é muito comum a perda de chaves, algo que representa um problema de segurança, já que costuma ser entregue a chave de acesso principal e a do quarto. No entanto, se o aluno perder o cartão, os acessos podem ser cancelados imediatamente e um novo cartão entregue.

Melhoria da segurança

Além da rápida gestão das perdas de chaves, contar com um sistema de fechaduras eletrônicas melhora a segurança por ser completamente configurável. Se desejar adicionar uma segurança extra, pode-se considerar a instalação dos tornos que mencionamos anteriormente.

Controle de uso das instalações

Os cartões são programados para permitir o acesso apenas a determinadas áreas comuns para os residentes, o que previne intrusões. Além disso, se em algum momento for necessário saber o paradeiro de um residente, é possível acessar o registro de acessos.

Maior comodidade para funcionários e residentes

Contar com esta chave única é muito conveniente tanto para os funcionários (que não precisam mais de um grande número de chaves) quanto para os alunos (que podem transportar o cartão com facilidade em suas carteiras ou acessar diretamente pelo Smartphone). Este "plus" é muito valorizado tanto pelas famílias quanto pelos alunos.

Se você está considerando a integração de um sistema de controle de acesso em uma residência estudantil, pode entrar em contato com a equipe da Omnitec para conhecer todas as opções.