Segurança em empresas

Controlo de acesso para empresas, ferramenta chave na sua organização e segurança

A tecnologia de controlo de acessos, também ao serviço das empresas

26/04/2022
Controlo de acesso para empresas, ferramenta chave na sua organização e segurança

Nas últimas décadas, a digitalização tem dominado os principais avanços na maioria dos setores. Em alguns, como o de segurança, as mudanças são evidentes: passamos de usar as clássicas chaves mecânicas para acessar as instalações por reconhecimento facial ou para gerenciar remotamente as entradas e saídas.

Os sistemas eletrônicos revolucionaram o controle de acesso para empresas e cada vez é mais comum ver cartões, números PIN, telefones celulares ou identificação biométrica onde antes havia chaves.

Neste artigo abordamos o controle de acesso baseado em tecnologia para empresas e ambientes industriais, bem como as vantagens dos novos dispositivos, que passam fundamentalmente pela gestão eficaz e pela segurança.

¿Que tipos de controle de acesso existem nas empresas?

Há décadas muitas empresas optaram por instalar sistemas de controle de acesso pedestre como catracas ou torniquetes para melhorar a gestão de pessoal e evitar a entrada de intrusos em suas instalações. Atualmente, esses sistemas, que ainda estão presentes em todo tipo de instalações além do âmbito industrial ou empresarial, convivem com outros que surgiram com as tecnologias mais recentes, como as chaves Bluetooth através do Smartphone ou os sistemas biométricos. Resumidamente, estes são os principais tipos de controle de acesso utilizados nas empresas:

  • Sistema de proximidade através da tecnologia RFID (cartões, pulseiras, chaveiros...).
  • Tecnologia Bluetooth para abertura com dispositivos móveis.
  • Teclados com senhas e códigos numéricos.
  • Reconhecimento de matrícula e outros elementos.
  • Sistemas biométricos para reconhecimento facial, de impressão digital, da íris ou até mesmo da voz.

As fechaduras eletrônicas: Um sistema de fácil instalação

Fechadura eletrônica de hotel SLIM

Para implementar esses novos sistemas de acesso é necessário substituir a fechadura tradicional por uma fechadura eletrônica, amplamente conhecida em hotéis, mas que também é comum em todo tipo de ambientes, desde prédios institucionais até centros médicos, educacionais ou espaços de trabalho, como o caso que nos interessa.

Uma das principais vantagens desses sistemas, longe do que se acredita, é que são muito fáceis de instalar. Na imensa maioria dos casos não é necessário trocar a porta e em muitos casos até mesmo a mecânica existente pode ser aproveitada, reduzindo a intervenção ao mínimo.

Os benefícios do controle de acessos nas empresas

¿O que se consegue com essa mudança? Aqui estão algumas das vantagens de instalar sistemas de controle de acesso em empresas:

Segurança

Com as chaves eletrônicas partimos do princípio de que a perda do elemento deixa de ser um problema grave. Por exemplo, se perdermos um cartão de proximidade, basta desativá-lo. Com outros elementos, como os sistemas biométricos ou as senhas, apenas o usuário tem a capacidade de acessar, a menos que as informações sejam reveladas no segundo caso.

Mas o conceito de segurança vai além de resolver uma possível perda. A grande vantagem dessa tecnologia é que permite realizar auditorias dos acessos, com informações, por exemplo, sobre as aberturas, as tentativas de abertura ou as saídas. Neste sentido, diante de uma falha de segurança na empresa, é muito mais fácil reagir e coletar as informações necessárias, além de manter os intrusos sob controle. Graças às novas tecnologias e ao armazenamento de dados na nuvem, muitos sistemas permitem acessar esses dados de qualquer lugar.

Para acessos do exterior para espaços que exigem grande segurança, é possível instalar um controle de acesso antivandalismo, com impossibilidade de manipular o controlador.

Controle de acesso antivandalismo

Grande adaptabilidade do sistema

As fechaduras eletrônicas permitem personalizar ao máximo a gestão dos acessos, restringindo o acesso a algumas áreas, limitando os horários de entrada ou atualizando facilmente as permissões.

Por exemplo, em escritórios, os funcionários podem ter uma credencial que lhes permita acessar as instalações durante o horário de trabalho, com permissão para entrar nas instalações comuns e apenas em seu respectivo escritório. Ou em uma fábrica, os funcionários podem acessar em um horário determinado de acordo com seus turnos os vestiários, a área de refeições e o módulo específico onde desempenham sua função. Da mesma forma, pode haver áreas restritas para a maioria dos usuários, como o depósito. Dessa forma, cada empresa pode configurar seu sistema de acordo com suas necessidades.

Fácil de usar

Além de ter uma instalação simples, as fechaduras eletrônicas também são fáceis de usar para os usuários e de configurar para os administradores. Imediatamente, a pessoa responsável pela segurança pode cadastrar um usuário, restringir os acessos, conceder novas permissões ou limitar o número de entradas em um local específico.

Na Omnitec somos especializados no controle de acessos e presença para todo tipo de ambientes que necessitam da segurança adicional proporcionada pelas fechaduras eletrônicas e pela tecnologia que as cerca. Entre em contato conosco para obter mais informações.