Conselhos de segurança

Conselhos de segurança para a sua casa de férias: Como prevenir roubos

Proteja o investimento na sua casa de férias

14/06/2022
Conselhos de segurança para a sua casa de férias: Como prevenir roubos

As moradias vazias são um chamariz para os ladrões, que podem "agir livremente", especialmente se estiverem localizadas em um lugar isolado. Por isso, é conveniente tomar medidas de segurança para evitar roubos em residências de férias dedicadas ao uso turístico, que permanecem desocupadas durante certos períodos de baixa temporada ou que ficam vazias durante a maior parte do dia quando há hóspedes.

¿Quais os fatores que propiciam os riscos nas residências de férias?

Equipamentos valiosos e com alto componente tecnológico

Um dos fatores mais atrativos das residências de férias é o seu equipamento: pequenos eletrodomésticos fáceis de transportar e, em muitos casos, de primeira qualidade. Estamos falando, por exemplo, do micro-ondas, do aquecedor de água, do robô de cozinha ou da Smart TV.

Além disso, os hóspedes também costumam viajar equipados com produtos caros: desde joias e dinheiro em espécie até tablets, laptops, câmeras ou até mesmo drones.

As residências de férias representam um prato cheio para os ladrões, especialmente devido à tecnologia de última geração que podem encontrar nelas.

Períodos em que a casa está vazia

A maioria dos roubos ocorre quando a casa de aluguel para férias está vazia, o que é bastante comum na baixa temporada. Mesmo quando está ocupada, os hóspedes costumam passar muitas horas fora, na praia, na montanha ou fazendo passeios pela cidade, o que representa o momento perfeito para os criminosos, que geralmente controlam os horários.

Além disso, a colaboração dos vizinhos é mais difícil, já que com a movimentação de hóspedes podem ter dificuldades para identificar os estranhos que rondam os arredores da casa.

Localização em um lugar isolado

Finalmente, muitas das residências de férias estão localizadas em lugares relativamente isolados, onde não há muito movimento ao redor. Portanto, a tão desejada busca por tranquilidade pode representar uma vantagem para os perpetradores de roubos.

Como vimos, raramente os ladrões realizam um roubo de forma espontânea, geralmente vigiam os dias anteriores à casa para planejar o roubo e conhecer os horários dos hóspedes. Nesse período, também podem perceber todos os elementos de segurança e, se acharem difícil, desistirão da tentativa de roubo.

¿Que medidas de segurança podem ser implantadas em uma residência turística?

Então, que medidas podemos implementar em uma residência de férias para dissuadir os ladrões? A seguir, explicamos algumas das formas de proteger esse investimento e evitar uma crise de reputação com o roubo em suas próprias instalações.

Alarme de segurança

A primeira opção e a mais óbvia é o alarme antirroubo, uma das medidas mais eficazes para dissuadir os assaltantes. No entanto, um alarme de segurança não é muito prático quando há hóspedes em uma residência de férias, pois lembrar seu funcionamento é complicado e na maioria das vezes eles não querem ter "obrigações" durante as férias. Além disso, é crucial que o alarme não esteja ligado a câmeras de segurança que possam violar a privacidade dos hóspedes e fazê-los se sentirem intimidados.

Portanto, o alarme de segurança é uma boa ideia apenas durante os períodos em que a residência de férias está vazia.

Fechaduras inteligentes

E embora os alarmes não sejam a solução mais adequada quando há inquilinos, as fechaduras eletrônicas e os sistemas de gestão remota de uma residência de férias são ideais para esses casos.

A fechadura de controle de acesso para residências de férias Rent&Pass é baseada em gestão online para um processo mais simples e seguro, tanto para os hóspedes quanto para o proprietário. O funcionamento é simples: o locador gera um código de acesso único para os hóspedes, que podem acessar através de seu Smartphone apenas no período em que reservaram. Isso também tem a vantagem de que a chegada possa ser feita de forma autônoma, sem a presença do proprietário.

Outra característica muito interessante do sistema é que permite conceder permissões a outras pessoas, como o serviço de limpeza, apenas em um horário determinado. Além disso, os acessos são auditáveis, com registro de entradas para cada fechadura e cada usuário.

A segurança e o controle são ainda mais incrementados graças às notificações de alerta em tempo real.

O interessante deste sistema não são apenas as vantagens que proporciona, mas os riscos que evita: cópias de chaves, perdas ou até mesmo a má prática de "esconder" as chaves perto da entrada da residência.

Iluminação

A iluminação é outro fator dissuasório pelo qual os ladrões agem em menor medida à luz do dia. Portanto, durante a noite, é conveniente que a área esteja bem iluminada. Para evitar a iluminação permanente, podem ser instaladas luminárias que se ativam com o movimento, um "fator surpresa" que pode assustar os criminosos, além de expô-los.

Sensores nas janelas

Depois de garantir as portas com fechaduras eletrônicas, não é uma má ideia equipar as janelas com sensores capazes de detectar manipulações. E, é claro, mesmo que tenha tecnologia, é bom lembrar aos hóspedes para fecharem corretamente as portas e janelas da propriedade.

Usar a domótica para que a residência pareça habitada

Outra medida tão sutil quanto eficaz é usar a domótica para que pareça que há alguém em casa. Ou seja, acender algumas luzes à noite ou ligar a televisão. No entanto, é aconselhável evitar padrões de horários.

Proteger a residência de férias com um seguro

Finalmente, se todos esses recursos falharem diante dos sofisticados métodos dos ladrões, é um alívio ter a residência segurada para receber uma indenização pelos objetos roubados, pois é preciso ter em mente que, às vezes, podem pertencer a terceiros: nossos hóspedes.