Manutenção de fechaduras eletrónicas

Como fazer a manutenção das fechaduras eletrónicas?

Descubra como prolongar a vida útil e evitar avarias nas fechaduras eletrónicas

28/11/2022
Como fazer a manutenção das fechaduras eletrónicas?

Como realizar a manutenção das fechaduras eletrônicas? Da Omnitec, empresa especializada em controle de acesso, oferecemos uma série de dicas para garantir que seus dispositivos funcionem corretamente por mais tempo.

Assim como as fechaduras convencionais, as eletrônicas também requerem manutenção periódica, pequenos gestos que nos ajudam a prolongar sua vida útil e evitar possíveis falhas.

O mais importante na manutenção de sistemas de chaves eletrônicas é a limpeza regular e a troca de baterias quando se esgotam. Com esses cuidados simples, há fechaduras instaladas há 15 anos que ainda funcionam perfeitamente.

No entanto, existem uma série de dicas de manutenção para prolongar sua vida útil e evitar possíveis falhas. Vejamos essas dicas:

6 dicas para a manutenção ideal das fechaduras eletrônicas

Como manter corretamente as fechaduras eletrônicas de um hotel ou de uma coletividade? Nestes casos, é aconselhável estabelecer uma série de tarefas a serem realizadas na limpeza diária do quarto, anualmente e a cada cinco anos aproximadamente.

Essas dicas são extensíveis às fechaduras eletrônicas da Omnitec e, em geral, aos demais produtos disponíveis no mercado, levando em consideração as particularidades de cada fabricante. Vamos lá!

1. Controle do nível de bateria e substituição

As fechaduras eletrônicas funcionam com baterias, portanto, uma das questões-chave em sua manutenção é monitorar o nível delas. Sempre devemos usar baterias alcalinas que nos garantam uma vida útil de 1,5 a 2 anos, dependendo da intensidade de uso da fechadura.

A maioria das fechaduras eletrônicas disponíveis no mercado possui indicadores visuais ou sonoros para alertar a equipe quando a bateria está fraca. Nas fechaduras e dispositivos Omnitec equipados com Bluetooth, o nível da bateria também é indicado no aplicativo do administrador.

Ao trocar as baterias, é recomendável limpar as molas e contatos do alojamento das baterias para evitar uma degradação prematura por sulfatação, ou seja, um acúmulo de cristais de sulfato de chumbo que pode causar falhas antecipadas.

2. Abertura de emergência anualmente

Uma vez por ano, é aconselhável realizar uma abertura com a chave de emergência e confirmar o registro na auditoria da fechadura. Esse processo garante o correto funcionamento do tambor e do micro que registra as aberturas mecânicas.

3. Lubrificar uma vez por ano

Uma vez por ano, lubrifique as maçanetas e os trincos com óleo lubrificante do tipo '3-em-um'. Esses óleos são projetados para lubrificar, limpar e proteger contra ferrugem os elementos de ferro.

4. Ajuste a cada 5 anos

A cada 5 anos, desmonte as rosetas de segurança das fechaduras para ajustar os parafusos das maçanetas e outras partes móveis. Com essa mesma periodicidade, remova a fechadura embutida e limpe o pó e a serragem acumulados que possam ter ficado no alojamento da porta. Após esse processo, é conveniente aproveitar para lubrificar com óleo lubrificante ou graxa as partes móveis inacessíveis pela frente da porta.

5. Cuidado com os produtos de limpeza diária

Outra dica de manutenção para prolongar a vida útil das fechaduras eletrônicas é ser o menos agressivo possível com os produtos de limpeza que aplicamos nesses mecanismos. Na limpeza dos quartos, basta um pano úmido para remover o pó e possíveis resíduos nas maçanetas, sem usar produtos químicos em nenhum caso. Essas dicas também se aplicam aos cilindros eletrônicos, nos quais também não devemos aplicar produtos de limpeza.

6. Realizar uma manutenção mais periódica nas fechaduras externas

Em fechaduras instaladas ao ar livre e em ambientes de alta umidade e/ou salinidade, é recomendável encurtar os períodos de manutenção proporcionalmente à hostilidade ambiental à qual a fechadura está exposta.