Tendências do setor

Como enfrentam os hotéis e o turismo a temporada de 2021?

2021 será mais um ano incerto para o setor, mas já conhecemos algumas tendências

09/03/2021
Como enfrentam os hotéis e o turismo a temporada de 2021?

A incerteza tem sido a tônica desta pandemia e também será no setor hoteleiro, que enfrenta meses de verão sujeitos ao avanço da vacinação e às restrições geográficas que serão adotadas de acordo com a situação sanitária.

Depois de meses com o cartaz de "fechado", o turismo e os hotéis se preparam para um verão incerto. Desde Omnitec Systems, especializados em soluções tecnológicas e equipamentos para o setor, compilamos alguns dos dados que já conhecemos:

1. Maior interesse por hotéis de luxo e apartamentos

De acordo com o referido estudo, a demanda neste verão por hotéis de luxo e apartamentos aumentou 13% em relação aos dados pré-pandemia. Na verdade, as buscas por hotéis de luxo no portal aumentaram 60,5% e as reservas de apartamentos e aparthotéis cresceram 10%. Isso coincide com uma queda no preço médio dos quartos de 49% nos últimos dois anos. No entanto, parece que os turistas estarão dispostos a pagar mais pela exclusividade e por opções que reduzam seu contato com outros viajantes.

Sem dúvida, a chegada da COVID-19 moldou o comportamento do turista, que agora está mais preocupado com as medidas de higiene e com as tecnologias Contactless, ou seja, que não requerem contato.

2. Perfil de turistas mais exigentes

Essa mudança no perfil do turista afetou seu nível de exigência. Hotéis e o setor de hospitalidade observaram isso e já aplicaram todo tipo de medidas para garantir o distanciamento social e a segurança no campo sanitário. Alguns alojamentos aproveitaram a paralisação obrigatória para melhorar suas instalações, dotando-as de maior componente tecnológico, outra tendência imparável no setor turístico. Automação residencial, check-in digital ou fechaduras digitais vieram para ficar.

3. Turismo nacional durante 2021

Se há algo claro, é que o turismo nacional será inevitável neste verão. Ficar na província, na região ou explorar as comunidades vizinhas era uma opção de férias alternativa que agora se tornou quase obrigatória. Assim como o interesse por apartamentos aumentou, que permitem um maior isolamento, o interesse por casas rurais também aumentou, dando um pouco de oxigênio a uma parte do setor.

4. Reservas flexíveis

O setor já está se adaptando às demandas dos viajantes que buscam reservas flexíveis e facilidades para encontrar alojamentos "de última hora". Para contrabalançar a incerteza, hotéis e acomodações aumentaram sua flexibilidade nas políticas de cancelamento ou nas mudanças de datas. A digitalização do setor também ganhou grande importância neste ponto.

5. Aumento do turismo em 2021

Em 2020, conforme relatado pelo Hosteltur nesta notícia, as pernoites diminuíram 73,3% e as receitas por quarto disponível (RevPAR) diminuíram 68%. Os especialistas concordam que haverá um aumento nas viagens assim que a situação sanitária se normalizar. Quando começaremos a ver os hotéis lotados então? Indicam que ainda será necessário esperar até o final de 2021.