A hotelaria e, mais concretamente, o setor hoteleiro, está a viver uma revolução silenciosa mas imparável. Se é proprietário de um hotel ou alojamento turístico, com certeza notou: há cada vez mais tecnologia envolvida na gestão diária.
E não, não se trata apenas de estar na moda, mas de se adaptar para continuar a ser competitivo em 2025. Lembra-se quando os clientes perguntavam se o hotel tinha Wi-Fi grátis? Agora isso já nem se pergunta, porque todos consideram que é facto adquirido.
Pois bem, em 2025, as inovações que os seus clientes vão esperar sem sequer mencioná-las serão muitas mais. Para poder manter-se atualizado, neste artigo revelamos-lhe as 4 chaves da digitalização em hotelaria que o ajudarão a melhorar o seu negócio hoteleiro e superar todas as expectativas. Acompanha-nos?
1. Robôs e automatização, os seus aliados indispensáveis
Parece um tópico, mas uma das principais chaves da digitalização em hotelaria para 2025 será a utilização de robôs inteligentes. Estamos de facto a falar de uma tecnologia que procura tornar a nossa vida mais fácil.
Por exemplo, imagine um robô que entrega as toalhas nos quartos ou um assistente virtual que resolve todas as dúvidas de um hóspede em menos tempo do que lhe custa a ele perguntar. Isso já é uma realidade.
Nesse sentido, os chamados quiosques de autoatendimento também estão a revolucionar os check-ins. Chegar de madrugada a um hotel, digitalizar o documento de identidade e receber a chave digital no telemóvel é uma experiência que muitos valorizam. E para si, isso significa menos carga na receção e mais eficiência.
É claro que automatizar não significa acabar com todo toque humano: é libertar-se de tarefas repetitivas e concentrar-se em oferecer aos seus clientes o atendimento personalizado que esperam de si.
2. Inteligência artificial para conhecer melhor os seus hóspedes
Como sabe, a IA chegou às nossas vidas (e aos nossos negócios) para ficar. E não precisa de ser um especialista em tecnologia inteligente para aproveitá-la.
Graças à análise de dados, a IA pode lhe permitir conhecer muito melhor os seus clientes. Pode dizer-lhe que tipo de pequeno-almoço preferem, quantas vezes repetem estadia ou até mesmo sugerir promoções personalizadas para eles.
Além disso, a inteligência artificial é capaz de prever a procura para ajustar os preços em tempo real, otimizar inventários e reduzir desperdícios, entre outras coisas. Soa bem, não acha?
3. Pagamentos contactless: rápidos, seguros e sem atritos
O que foi daquelas vezes em que os clientes pediam com algum incómodo dividir a conta entre vários cartões ou pagar com o telemóvel? Agora é uma coisa muito comum. Na verdade, em 2025, o pagamento em dinheiro será quase anedótico.
Os pagamentos contactless (através de telemóvel, smartwatch ou QR) são de facto rápidos e seguros. Além disso, oferecem rastreabilidade e reduzem erros humanos. E o melhor é que, graças a este método de pagamento, os seus funcionários não perdem tempo nenhum.
4. Sustentabilidade digital para melhorar o seu compromisso ambiental
Por fim, o compromisso com o ambiente também é fundamental para os viajantes modernos, e a digitalização pode ajudar muito a reduzir a sua pegada ecológica e melhorar a eficiência do seu hotel.
Com pequenos gestos, pode dar grandes passos. Por exemplo, o de instalar fechaduras eletrónicas que o hóspede possa controlar a partir do seu smartphone para entrar no seu quarto, eliminando a necessidade de usar cartões de plástico e minimizando os desperdícios.
Então já sabe: aproveite ao máximo a digitalização para se juntar a uma das tendências hoteleiras de 2025 por excelência: a sustentabilidade.
Aproveite a digitalização da hotelaria com a Omnitec
Como pode ver, o futuro do setor hoteleiro já está aqui, especialmente no que diz respeito à digitalização. E adaptar-se é mais fácil quando se pode contar com os parceiros certos! Na Omnitec, acompanhamos há anos hotéis e alojamentos turísticos no seu caminho para a digitalização, oferecendo soluções de segurança que fazem a diferença para o hóspede neste tipo de estabelecimento.
Sem dúvida, as nossas soluções para hotel e hospitality são a melhor aposta se quiser que o seu negócio esteja preparado para 2025.
Está à espera de quê para aproveitar ao máximo a digitalização no seu hotel? Contacte-nos se precisar de ajuda!