O setor turístico se renova constantemente, adaptando-se às preferências dos viajantes, cada vez mais exigentes e conectados.
Nesta mudança, a tecnologia desempenha um dos papéis mais importantes: desde a reserva de acomodações ou o check-in, até as propostas de entretenimento ou a consulta do menu.
Neste artigo, vamos falar sobre a nova tendência das chaves digitais para hotéis, que estamos certos de que vieram para ficar.
A digitalização aumentou ainda mais com a pandemia e estamos observando uma tendência que vai além do uso generalizado de cartões de proximidade (sistemas MiFare). Dentro das fechaduras eletrônicas, podemos ir um passo além com a possibilidade de instalar um aplicativo no Smartphone do cliente que lhe permite acessar seu quarto e outras áreas comuns que escolhemos. É aqui que costumamos falar sobre chaves digitais.
Como funcionam as chaves digitais?
As chaves digitais são baseadas na abertura de portas através da tecnologia Bluetooth integrada nos Smartphones. Esse tipo de credencial está se tornando cada vez mais comum no setor hoteleiro e em casas de férias.
No caso dos quartos de hotel, o hóspede faz login automaticamente no aplicativo móvel através de um link que o hotel gera e que recebe confortavelmente por e-mail. Dessa forma, os clientes não precisam ter nenhum tipo de chave física. Além disso, o hotel como administrador e a equipe, com diferentes permissões, também podem usar o APP para acessar.
Vantagens das chaves digitais: Como podem agregar valor à nossa acomodação?
A integração da tecnologia nas acomodações agrega valor à experiência dos clientes, que há anos se tornou a preocupação central do setor turístico. No caso das chaves digitais, destacamos os seguintes benefícios:
- Auditorias: o sistema de fechadura eletrônica integrado nas portas permite realizar auditorias de saídas, aberturas e até tentativas de abertura. Todas essas informações podem ser controladas do computador da recepção.
- Gestão remota: abertura e gestão remota com a instalação do Gateway, que transforma as fechaduras eletrônicas em dispositivos online. Isso permite que os sistemas sejam controlados à distância com o Smartphone do administrador. Um bom exemplo de gestão remota é o das casas rurais ou apartamentos que possuem um sistema de controle de acesso para casas de férias.
- Diferentes tipos de permissões: o administrador pode atribuir diferentes tipos de permissões aos usuários com acesso ao quarto. Por exemplo, os hóspedes podem acessar durante o período de sua estadia e, se decidirem estender, é tão simples quanto fazer essa alteração na recepção. Também é possível dar acesso a funcionários, como o serviço de limpeza, por exemplo, apenas no horário previsto para passar pelo quarto.
- Instalação fácil: Substituir fechaduras convencionais por sistemas eletrônicos é um processo muito simples, que na maioria das vezes não requer mudanças na porta. Além do conforto para o hotel e seus hóspedes, isso proporciona um design moderno e discreto.
- Segurança: a chave eletrônica evita o risco de cópia das chaves mecânicas, permite realizar auditorias, anular permissões em caso de perda dos dispositivos...
- Sem contato: as chaves digitais utilizam tecnologia sem contato, ou seja, evitam qualquer tipo de contato, algo muito apreciado pelos hóspedes nestes momentos de pandemia.
Quais outros usos têm as chaves digitais?
Nos hotéis, essa mesma tecnologia pode ser usada na caixa-forte, para que o hóspede autorizado possa abri-la com a mesma credencial. Fora desse contexto, as chaves digitais também são usadas em armários de entrega e coleta de pacotes (sistema conhecido como Click & Collect) e em alguns novos modelos de veículos.
Gostaria de saber mais sobre a integração desse sistema no setor turístico? Convidamos você a entrar em contato com a equipe da Omnitec para conhecer todas as opções.