Comparativo das fechaduras em hotel

Chave, cartão e Bluetooth: comparativo de fechaduras para hotéis

Chave metálica, cartão de proximidade ou tecnologia Bluetooth? Exploramos os seus prós e contras

27/09/2021
Chave, cartão e Bluetooth: comparativo de fechaduras para hotéis

O setor turístico não parou de evoluir nas últimas décadas. E, paralelamente, seus sistemas de controle de acesso também evoluíram: as fechaduras convencionais deram lugar às fechaduras eletrônicas, que permitem esquecer para sempre das chaves metálicas.

Neste artigo, fazemos uma revisão dos marcos que a introdução de cada uma dessas tecnologias representou, tanto no hotel como no restante dos alojamentos turísticos (apartamentos, residências para aluguel de temporada, albergues, etc.) e residenciais.

Os problemas apresentados pela fechadura convencional

A gestão de hotéis com fechadura clássica apresenta dois grandes problemas: a segurança diante de perdas ou roubos e a operacionalidade de contar com chaves metálicas. No passado, era comum encontrar chaves com um grande chaveiro onde estava escrito o número do quarto. Se o hóspede não a entregasse na recepção e a perdesse, poderia ocorrer um problema de segurança que só tinha uma solução: a troca da fechadura. Sem esquecer que essas chaves podem ser facilmente copiadas.

Por outro lado, não é o sistema mais operativo, especialmente quando é necessário, como atualmente, desinfetá-las ou entregar várias cópias para um mesmo quarto. E se mais forem necessárias, não é possível fazer cópias instantâneas.

A chegada do cartão de proximidade: uma revolução nas fechaduras eletrônicas

Uma das grandes protagonistas desta inovação tecnológica foi, sem dúvida, o cartão de proximidade, que marcou um antes e um depois na segurança dos hotéis.

Segurança

Se o hóspede a perder ou lhe roubarem a carteira, basta desativá-la imediatamente na recepção do hotel para que fique inoperável.

Operacionalidade

Além disso, esta tecnologia abriu a possibilidade de fazer "cópias" instantâneas no próprio hotel para tantos turistas quantos se hospedem, evitando que várias pessoas tenham que ficar pendentes da mesma chave.

Acessibilidade

Quanto ao uso de áreas comuns, permitiu que os visitantes pudessem acessar as instalações sem precisar pedir uma chave extra. Por exemplo, para entrar na academia, basta ter um cartão com essas permissões ativadas. O mesmo acontece com o spa: se reservar uma sessão, é possível ativar facilmente o acesso a essas instalações.

Simplicidade

Embora esse sistema já esteja em operação há décadas em milhões de hotéis ao redor do mundo, ainda está sendo instalado na renovação de fechaduras de chave por eletrônicas, pois seu uso é simples, seu investimento é médio e seu sistema é amplamente conhecido pelos usuários e fácil de usar. Além do cartão, as pulseiras são outro dispositivo de abertura comum, principalmente nos resorts "tudo incluído".

Compatibilidade

Os cartões de proximidade costumam ser instalados junto com os economizadores clássicos para economia de energia, de modo que o hóspede deixa o cartão no dispositivo do quarto ao entrar e o recolhe ao sair. Assim, é possível otimizar a economia de energia conforme a ocupação.

Fechadura Bluetooth: a adaptação natural ao hóspede conectado

Enquanto muitos dos grandes hotéis já estavam introduzindo o sistema de cartões de proximidade, a sociedade continuava avançando na digitalização e o perfil do hóspede mudava para um cliente cada vez mais "conectado". Praticamente ninguém viaja mais sem seu telefone celular, dispositivo que a tecnologia Bluetooth utiliza, permitindo a abertura e a gestão da fechadura via Smartphone, através de um aplicativo móvel totalmente seguro.

Tecnologia combinada

A tecnologia Bluetooth geralmente é combinada na fechadura eletrônica com a de proximidade MiFare e/ou com código numérico, o que permite não limitar o acesso ao uso do telefone celular.

Check-in remoto sem passar pela recepção

Graças a essas chaves digitais, o hóspede que precisar poderá acessar o quarto sem precisar passar pela recepção, graças à permissão que será ativada em seu aplicativo. Isso é especialmente útil em chegadas noturnas de hotéis que não têm recepção 24 horas, para viajantes que já estão acostumados a se hospedar no hotel ou diante de chegadas massivas. Em todos esses casos, é possível que os hóspedes se aproximem da recepção mais tarde, melhorando sua experiência e evitando as esperas desconfortáveis do momento do check-in.

Máxima segurança

As cópias das chaves dos quartos desaparecem: através deste sistema é possível ativar e desativar permissões tanto para os hóspedes (o tempo de sua estadia) quanto para o pessoal (por exemplo, durante o turno de limpeza). Além disso, incorporam sistemas para conhecer as últimas entradas com dados como o nome do usuário, data e hora.

Gestão e manutenção remota

A instalação de um Gateway transforma as fechaduras eletrônicas e os controles de acesso Bluetooth em dispositivos online. Ou seja, os administradores podem controlar a partir do computador da recepção ou de um Smartphone toda a gestão e manutenção remota das fechaduras eletrônicas. Uma prestação que se tornou especialmente popular, por exemplo, em casas rurais gerenciadas remotamente.

Uma comparação dos dispositivos mais usados em hotéis

Dispositivo

Tecnologia

Segurança

Vantagens

Chave

Abertura mecânica com chave convencional

Baixa diante de perdas ou roubos

Baixo investimento

Sem barreiras tecnológicas

Tarjeta de proximidad

Sistema de abertura mediante proximidade MIFARE 13,56 MHz

Em cartões, pulseiras tudo incluído, chaveiros…

Alta diante de perdas e roubos

Investimento médio

Fácil de usar

Funciona também com economizadores

Bluetooth

Abertura com Smartphone via Bluetooth

Muito alta

Permite check-in remoto

Economiza custos em cartões físicos

Gestão remota junto com Gateway

E até aqui esta breve revisão dos dispositivos de abertura em hotéis e alojamentos hoteleiros. Ante qualquer dúvida sobre estes produtos e as prestações que apresentam os diferentes tipos de fechaduras eletrônicas, conte com a equipe da Omnitec.